FOUSP celebra seus 115 anos com muita alegria

A FOUSP comemorou seus 115 anos em grande estilo na noite da última quinta feira, 17 de dezembro. A Comissão de Comemoração a tal data organizou o evento junto à Diretoria da Faculdade, como mais uma das ações de celebração deste ano.

A Profa. Dra. Maria Luiza Moreira Arantes Frigerio, membro da Comissão, foi a mestre de cerimônias da noite. Para abrir o evento, foi tocado o Hino Nacional. Em seguida, o Coral da FOUSP apresentou as músicas Quando a Morena/ Duas Cirandas (Gabriel Levy/ Folclore Pernambucano) e Roda Viva (Chico Buarque), a qual todos entoaram e aplaudiram de pé.

As autoridades presentes na cerimônia foram recepcionadas pelo Diretor da FOUSP, Prof. Dr. Waldyr Antônio Jorge: a Pró Reitora de Cultura e Extensão, Profa. Dra. Maria Arminda do Nascimento Arruda, o Secretário Geral da USP, Prof. Dr. Ignacio Maria Poveda Velasco, a Diretora da Escola de Enfermagem, Profa. Dra. Maria Amélia de Campos Oliveira, o Diretor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Prof. Dr. Adalberto Américo Fischmann, o Superintendente de Gestão Ambiental, Prof. Dr. Marcelo de Andrade Romero e representando a Superintendência de Prevenção e Proteção Universitária, o Sr. Márcio Henrique da Silva.

O Diretor, Prof. Dr. Waldyr Antônio Jorge em suas primeiras palavras, agradeceu a presença de todos e, em nome do Prof. Dr. Antonio Muench, saudou os docentes aposentados, além de três ex diretores da casa, Prof. Dr. Mendel Abramowicz, da gestão 1989-92, Prof. Dr. Carlos de Paula Eduardo, de 2005-09, Prof. Dr. Rodney Garcia Rocha, de 2009-13, além de todos os docentes presentes. Congratulou os representantes dos alunos Pedro Mollo, Presidente do Centro Acadêmico e Marcelo Moreira de Jesus, Presidente da Comissão de Permanência Estudantil, enaltecendo a importância da participação deles em evento de tanta importância. O Diretor não deixou de agradecer e congratular também todos os funcionários desta casa, passados e presentes.

O Professor Doutor Waldyr elucidou a importância de se resgatar a memória no caminho para a excelência, relembrando o passado para comemorar o presente, no grande “ciclo virtuoso” da Faculdade. Contou um pouco da história da Casa de Montenegro, desde a sua antiga sede, na Três Rios, relembrando personagens importantes desta trajetória, como o Prof. Dr. Benedito Montenegro, o Prof. Dr. Edmir Matson e o Prof. Dr. Myaki Issao. O Professor também comemorou os novos painéis no Anfiteatro, que retratam o prédio na Rua Três Rios e a entrada atual da Faculdade, no campus Butantã.

A Professora Doutora Maria Arminda congratulou a casa pela cerimônia e destacou a relevância da comemoração, bem como da FOUSP para a fundação da Universidade de São Paulo, admirando a bela profissão do cirurgião dentista, que cuida da saúde bucal, imprescindível para o desenvolvimento do mundo em que se vive.

O Professor Doutor Reinaldo, agradeceu a todos os membros da comissão e à diretoria, pelo trabalho elaborado ao longo do ano. Ele citou as ações elaboradas pelo grupo nestes nove meses. A primeira delas foi a criação de um logotipo comemorativo, seguida de uma exposição de painéis contando a história da FOUSP ao longo dos anos, que continua em cartaz no saguão superior. Também foi criado um site comemorativo para dar maior destaque às atividades da comissão e nele foram inseridas inúmeras informações.

A comissão trabalhou no resgate da história e das pessoas que participaram dela. Para tanto, foram digitalizadas e digitadas listagens de todos os professores e funcionários que fizeram e ainda fazem parte desta casa, bem como de todos os alunos de graduação, desde 1902 e de pós graduação, desde 1972.

Neste site, encontram-se também várias galerias de fotos, desde a primeira sede, na Rua Três Rios, até os dias atuais. Algumas foram recuperadas em parceria com o SIBi (Sistema Integrado de Bibliotecas da USP), com uma digitalização de alta qualidade. Há também fotos de encontro de professores, das instalações da odontopediatria em 1971, além de doações de acervos pessoais, tais como do Dr. Walter Coriolano, José Barbosa e Wilson Garone Filho. Também existem fotos atuais de todos os docentes e funcionários que continuam trabalhando nesta casa.

A Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD) também cedeu os volumes 1 e 5 da Revista XXV de Janeiro, publicadas pelo Centro Acadêmico, respectivamente em 1941 e 1942, que foram digitalizadas e estão disponíveis no site.

Além disso, a comissão conseguiu reunir em um só local vários vídeos, tais como os depoimentos de docentes gravados para o projeto “Preservação da Memória da FOUSP”, com as falas de: Antônio Adamastor Corrêa, Ney Soares de Araújo, Antonio Muench, Carlos de Paula Eduardo, José Fortunato Ferreira, Mendel Abramowicz, além das fases da construção da nova clínica odontológica, em 2006; novas salas de aula em 2008; inauguração do laboratório de biologia oral, em 2009; a celebração dos 110 anos da FOUSP, e um vídeo institucional gravado em 2013.

Foram gravados também, entre os meses de setembro a novembro, depoimentos de professores relatando “O que a FOUSP representa para você”. Participaram dessa atividade, os docentes: José Fortunato Ferreira, Antonio Muench, Wilson Garone Filho, João Gualberto de Cerqueira Luz, Marcos Viana Gayotto, José Carlos Mesquita de Carvalho, Carlos de Paula Eduardo, Narciso Garone Neto, João Humberto Antoniazzi, Rodney Garcia Rocha, Gilberto Marcucci, Jorge Abrão, Maria Salete Nahas Pires Correa, Carlos Gil, Tetsuo Saito, Biagio Atilio Georgetti, Maria Ercília de Araújo, Dalton Luiz de Paula Ramos, Moacyr da Silva e do Diretor Waldyr Antônio Jorge. Essa gravação foi passada durante a confraternização e está disponível neste link: https://www.youtube.com/watch?v=hyrXnoRWTuI&feature=youtu.be.

Para que todos tivessem um fácil acesso a história da Centenária Casa de Montenegro, foi instalado, no saguão principal, um totem interativo que reúne as informações listadas anteriormente, com uma vasta galeria de fotos.

Para finalizar esse ano comemorativo, foi fechado na cerimônia, pelo Prof. Dr. Waldyr e pelo Prof. Dr. Reinaldo, o “Baú de Lembranças”, que deverá ser aberto no dia primeiro de dezembro de 2050, quando a FOUSP completará 150 anos. Nele estão: um livro de mensagens que circulou pelos quatro cantos da casa, com recados deixados por docentes, funcionários e alunos; um jornal de grande circulação do dia de hoje; três catálogos institucionais (em inglês, português e espanhol); edições do INFOUSP da gestão do Prof. Waldyr Antônio Jorge; uma brochura impressa com todas as informações constantes no totem, um exemplar do FOUSP em números, além de um pen drive com todas essas informações citadas acima.

A Comissão acredita ter resgatado grande parte da história dessa casa, no entanto, continua disposta a receber mais informações, como fotos e documentos, que possam enriquecer ainda mais essa trajetória de sucesso.

Fazem parte dessa comissão de 115 anos os docentes: Reinaldo Brito e Dias (Presidente) Flávio Eduardo Guillin Perez, Regina Tamaki, Mirian Lacalle Turbino, Maria Luiza Moreira Arantes Frigério, Ana Estela Haddad, Luiz Eugênio Nigro Mazzili e Rafael Yague Ballester, além dos servidores Anna Leticia Fogaça Gomes Acquaviva, Renato Alves de Moraes, Diego Santana Zuqueto, Cátia Tiezzi dos Santos, Jonatas Pontes Dias da Silva, Rosivaldo da Silva Borges, Vânia Martins Bueno de Oliveira Funaro e a estagiária de comunicação Júlia Cagliari Reis de Moura.

Ao fim da cerimônia, foi disponibilizado um coquetel com música ao vivo aos convidados, que foram presenteados com uma placa de acrílico comemorativa e uma pasta contendo as informações da Faculdade.

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta