Tributo de Reconhecimento a docentes e servidores aposentados emociona a comunidade FOUSP

O entardecer do dia 27 de setembro foi tomado por grandes emoções proporcionadas pela tricentésima quadragésima segunda Sessão Extraordinária da Congregação, que prestou tributo de reconhecimento a docentes e servidores aposentados. Com o anfiteatro lotado, envolto por um clima de saudosismo e alegria o Diretor, Prof. Dr. Waldyr Antônio Jorge, iniciou os trabalhos destacando àqueles que deram base para a FOUSP, iniciando na Rua 3 Rios, passando pela reforma universitária curricular na década de 60, aos dias atuais, onde ela ocupa destaque entre os nove melhores cursos de odontologia do mundo.  “Respeitar o passado é que nos dá forças para enfrentar o futuro”, disse o Diretor.

Para iniciar a solenidade, nada melhor do que música e o Coral da FOUSP apresentou, sob a regência de Mariana Muchatte Trento, “Vinhetas de Maracatu” e “Duas Cirandas”. A maestrina agradeceu ao Diretor o resgate desse Coral, com forte e crescente participação de docentes e funcionários da FO.

As homenagens foram divididas em grupos, onde um docente apresentava os homenageados e outro agradecia em nome de todos.

O Prof. Dr. Waldyr teve a honra de apresentar os docentes Flávio Fava de Moraes, Flávio Vellini Ferreira, José Barbosa, José Nicolau e Nélson Villa. O Prof. Dr. Flávio Fava de Moraes, em nome de seu grupo, sentiu-se sumamente privilegiado por falar de colegas tão nobres e contar com um integrante de 98 anos entre eles: o Prof. Dr. José Barbosa. Lembrou que muitos dos homenageados foram seus professores e amigos e a única “discórdia” era futebolística, já que o Prof. Issao era sãopaulino, o Prof. Nicolau corintiano e ele palmeirense.

Já o Prof. Dr. Rodney Garcia Rocha introduziu os docentes Artemio Luiz Zanetti, José Hildebrando Todescan e Julio Wilson Vigorito. Em sua fala destacou que em seu grupo, todos foram chefes de departamento e um ocupou o cargo de diretor, mencionando o Prof. Dr. José Fortunato Ferreira Santos que, por motivos de saúde, não pode comparecer. Nesse time, segundo o Prof. Rodney, mais de 80 turmas foram formadas. Em seguida foi a vez do Prof. Dr. Vigorito proferir algumas palavras, ressaltando a emoção ao ver os caminhos que a FOUSP trilhou, honrado com essa laurea e extremamente agradecido a esta diretoria por voltar a “sua” casa. Ele ainda teceu elogios do quanto as áreas físicas da FOUSP estão lindas e organizadas, refletindo o desempenho da gestão atual.

O Prof. Dr. Atlas Edson Moleros Nakamae ressaltou a simplicidade e objetividade do Prof. Dr. Adolpho Chelotti, a meticulosidade do Prof. Dr. Carlos Eduardo Aun e a amizade com a Profa. Dra. Zlata Victorovna Hvanov, a amiga que mora em seu coração. Em seu discurso de agradecimento, o Prof. Dr. Aun, se dizia nervoso e emocionado por falar para uma platéia tão especial, além do orgulho por ter sido um dos fundadores da AFFO – Associação dos Formandos da Faculdade de Odontologia, que teve como primeiro presidente o Prof. Dr. Flávio Fava de Moraes e ele como segundo.

Em seguida foi a vez do Prof. Dr. Reinaldo Brito e Dias homenagear os docentes Aldo Decio Pancera, Eglas Edmur Bernardes da Silva, Elson Silveira, Fernando Ricardo Xavier da Silveira, Hamilton Navarro, Ida Tecla Prellwitz Calvielli e Joaquim Raphael de Campos Cavalcanti. O Prof. Reinaldo contou que render um tributo para aqueles que escreveram a história da Centenária FOUSP era motivo de imensa alegria, afinal, professor é profissão, educador é missão. Agradecendo em nome dos colegas, o Prof. Dr. Fernando destacou que todos passavam mais tempo na faculdade do que em suas casas e que, acima de tudo, aprenderam muito sobre ética e conduta.

O último grupo de docentes foi apresentado pela Profa. Dra. Marlene Fenyo Soeiro de Matos. Foram eles: Julia Burihan Cahali, Koto Nakae, Lucy Dalva Lopes Mauro, Luiz Becker, Maria Cecília Montagna, Michel Nicolau Youssef, Odilon José da Silva e Sérgio Spinelli Silva. A Profa. Marlene destacou que foi aluna de todos e colega de profissão de alguns e que, em breve, também se juntaria ao grupo de aposentados. Ela reforçou a excelente oportunidade de agradecer por tudo aquilo que esses docentes proporcionaram à escola. Em nome de seus companheiros, o Prof. Dr. Michel Youssef rendeu homenagem à saudosa 3 Rios, onde um seleto grupo de docentes transmitiu conhecimentos a inúmeros professores de odontologia.

Ao Assistente Administrativo, Renato Alves de Moraes restou as homenages aos servidores técnico e administrativos Elma Vieira Barreto, Luiz Bezerra Sandes, Miriam Correa de Lima, Regina Maria Calvielli Breier, Valdinea Barreto da Silva Santos e Vera Lúcia dos Santos Cordeiro Almeida. Bastante emocionado, o Sr. Renato desejou que as novas gerações tenham tanto talento, caráter e profissionalismo dos homenageados em questão. Para agradecer em nome deles, a Sra. Vera Lúcia destacou a oportunidade de encontrar amigos amados da 3 Rios, onde sua carreira começou e a eterna gratidão pela FOUSP, pois aposentou-se em julho, sendo a última em seu grupo.

Em suas falas finais, o Prof. Dr. Waldyr Antônio Jorge citou todos os docentes e servidores técnico e administrativos que já foram homenageados em reuniões anteriores, além dos que não puderam comparecer ao evento de hoje por motivos diversos: Aurelio Baltser Burse, Cesario Antonio Duarte, Edmundo Pinto da Fonseca, João Humberto Antoniazzi, Ney Soares de Araújo, Vera Cavalcanti de Arapujo, Gerson de Arruda Correa, Raphael Baldacci Fiolho, Jarbas Arruda Bauer, Mitio Miura, Geraldo Gomes dos Santos e Maria Salete Nahas Pires Correa.

“Deixamos pegadas e digitais dos nossos trabalhos durante nossa vida profissional” e, com essas palavras, a sessão foi dada por encerrada, seguindo todos para um coquetel de confraternização.

Para acessar as fotos antigas da FOUSP e as ações de resgate da Centenária Casa de Montenegro, clique aqui.

 

 

 

Docentes Homenageados

Adolpho Celotti

Professor Associado do Departamento de Ortodontia e Odontopediatria. Graduou-se em 1964, Doutorado em 1970 e Livre Docência em 1980. Exerceu a função de docente durante 29 anos, ingressando em 1968 e aposentando-se em 1997. Tem experiência na área de odontopediatria, oclusão dentária, ortodontia, oclusão dentaria e desenvolvimento da oclusão.

Aldo Decio Pancera

Professor Doutor do Departamento de Dentística. Exerceu a função de docente durante 45 anos, ingressando em 1966 e aposentando-se em 2001.

Artemio Luiz Zanetti

Professor Titular do Departamento de Prótese. Graduou-se em 1957. Exerceu a função de docente durante 39 anos, ingressando em 1960 e aposentando-se em 1999. Tem experiência na área de retenção de grampos e Prótese Removível.

 

Carlos Eduardo Aun

Professor Doutor do Departamento de Dentística. Graduou-se em 1973 e Doutorado em Clínicas Odontológicas em 1981. Exerceu a função de docente durante 39 anos, ingressando em 1976 e aposentando-se em 2015. Tem experiência na área de Endodontia, atuando principalmente nos seguintes temas: endodontia, nd:yag laser, mta, laser e co2 laser, e implantodontia.

 

 

Eglas Edmur Bernardes da Silva

Professor Doutor do Departamento de Prótese. Exerceu a função de docente durante 31 anos, ingressando em 1965 e aposentando-se em 1996.

Elson Silveira

Professor Doutor do Departamento de Dentística. Graduou-se em 1960 e Doutorado em 1972. Exerceu a função de docente durante 31 anos, ingressando em 1963 e aposentando-se em 1994.

 

Fernando Ricardo Xavier da Silveira

Professor Doutor do Departamento de Estomatologia. Graduou-se em 1976, Mestrado em 1989 e Doutorado em 1990. Exerceu a função de docente durante 28 anos, ingressando em 1987 e aposentando-se em 2015. Tem experiência na área de Estomatologia clínica, atuando principalmente nos seguintes temas: Doenças Infecciosas da cavidade bucal, fatores de virulência de Candida albicans e manifestações bucais de doenças sistêmicas.

Flávio Fava de Moraes

Professor Titular, Professor Emérito e Sênior do Instituto de Ciências Biomédicas, Reitor da USP na gestão 1993-1997. Graduou-se em Odontologia em 1960, doutorado em 1964, Livre Docência em 1969 e Professor Titular em 1981. Exerceu a função de docente durante 46 anos, ingressando em 1970 e aposentando-se em 2007, ocupando também o cargo de chefe de departamento e diretor de unidade de ensino. Foi também Diretor Científico da FAPESP, Secretário da Ciência e Tecnologia/SP, Vice-Presidente da Associação internacional de Universidades (IAU-UNESCO), Professor Visitante da Universidade de Michigan – USA e membro do CT-INFRA do MCT. Atualmente é Diretor Geral da Fundação Faculdade de Medicina. Tem experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em Biologia Celular.

Flávio Vellini Ferreira

Professor Livre Docente do Instituto de Ciências Biomédicas. Graduou-se em Odontologia em 1955, Doutorado em 1966 e Livre Docência em 1974. Exerceu a função de docente durante 34 anos, ingressando em 1958 e aposentando-se em 1992. Tem experiência na área de ortodontia.

 

Hamilton Navarro

Professor Doutor do Departamento de Dentística. Graduou-se em 1971 pela UNESP, Mestrado em 1979, Doutorado em 1988 e Livre Docência em 1995. Exerceu a função de docente durante 35 anos, ingressando em 1979 e aposentando-se em 2014. Tem experiência na área de reabilitação oral através de próteses sobre implantes.

Ida Tecla Prellwitz Calvielli

Professora Doutora do Departamento de Odontologia Social. Graduou-se em Direito em 1983, Mestrado em 1993 e Doutorado em Odontologia Legal em 1998. Exerceu a função de docente durante 37 anos, ingressando em 1968 e aposentando-se em 2005. Tem experiência na área de proteção radiológica, serviços médicos e odontológicos, aspecto jurídico.

 

 

Joaquim Raphael de Campos Cavalcanti

Professor Doutor do Departamento de Cirurgia. Exerceu a função de docente durante 31 anos, ingressando em 1965 e aposentando-se em 1996.

José Barbosa

Professor Titular e Emérito do Departamento de Estomatologia. Graduou-se em 1938, Livre Docência em 1959 e Professor Titular em 1964. Exerceu a função de docente durante 39 anos, ingressando em 1947 e aposentando-se em 1986. Tem experiência na área de patologia bucal.

 

José Hildebrando Todescan

Professor Titular e Emérito do Departamento de Estomatologia. Graduou-se em 1954, Doutorado em 1971, Livre Docência em 1983 e Professor Titular em 1992. Exerceu a função de docente durante 38 anos, ingressando em 1963 e aposentando-se em 2001. Tem experiência na área de diagnóstico das doenças periodontais.

José Nicolau

Professor Titular, Professor Emérito e Sênior do Departamento de Bioquímica e Biologia Oral. Graduou-se em Odontologia em 1960, Mestrado em 1964, Livre Docência em 1967 e Professor Titular em 1980. Exerceu a função de docente durante 36 anos, ingressando em 1959 e aposentando-se em 1995, ocupando também o cargo de vice chefe e chefe do departamento, ainda quando lecionava no Instituto de Química. Tem experiência na área de Bioquímica, atuando nos seguintes temas: acido sialico, Biossintese, Glandula Salivar.

Julia Burihan Cahali

Professora Doutora do Departamento de Estomatologia. Exerceu a função de docente durante 26 anos, ingressando em 1964 e aposentando-se em 1990.

Julio Wilson Vigorito

Professor Titular do Departamento de Ortodontia e Odontopediatria. Graduou-se em 1962, Doutorado em 1968, Livre Docência em 1978 e Professor Titular em 1990. Exerceu a função de docente durante 44 anos, ingressando em 1964 e aposentando-se em 2008, ocupando também o cargo de Chefe de Departamento. Tem experiência na área de Ortodontia e Ortopedia facial.

Koto Nakae

Professor Doutor do Departamento de Estomatologia. Exerceu a função de docente durante 30 anos, ingressando em 1980 e aposentando-se em 2010. Tem experiência na área de periodontia.

Lucy Dalva Lopes Mauro

Professora Doutora do Departamento de Cirurgia. Graduou-se em 1955, Mestrado em 1979 e Doutorado em 1986. Exerceu a função de docente durante 17 anos, ingressando em 1972 e aposentando-se em 1989. Tem experiência na área de fissuras labio palatinas, ortodontia, cirurgia e traumatologia buco maxilo faciais, pacientes especiais, equipe multidisciplinar, protese buco maxilo facial, sindromes, associacao de classe e fonoaudiologia.

Luiz Becker

Professor Assistente do Departamento de Estomatologia. Exerceu a função de docente durante 23 anos, ingressando em 1963 e aposentando-se em 1986.

Maria Cecília Montagna

Professora Doutora do Departamento de Cirurgia. Graduou-se em 1973, Mestrado em 1979 e Doutorado em 1991. Exerceu a função de docente durante 35 anos, ingressando em 1974 e aposentando-se em 2009. Tem experiência na área de prótese ocular, avalador, fissura labiopalatina unilateral, graduação e disfunção da atm.

 

Michel Nicolau Youssef

Professor Doutor do Departamento de Dentística. Graduou-se em 1971, Mestrado em 1980 e Doutorado em 1989. Exerceu a função de docente durante 34 anos, ingressando em 1980 e aposentando-se em 2014. Tem experiência na área de sistemas adesivos, resinas compostas, adesivos dentais e laser.

 

Nelson Vila

Professor Livre Docente do Instituto de Ciências Biomédicas. Graduou-se em Odontologia em 1961, Doutorado em 1968 e Livre Docência em 1977. Exerceu a função de docente durante 23 anos, ingressando em 1962 e aposentando-se em 1985. Tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em Histologia.

 

Odilon José da Silva

Professor Doutor do Departamento de Prótese. Graduou-se em 1959. Exerceu a função de docente durante 32 anos, ingressando em 1964 e aposentando-se em 1996.

 

 

Sérgio Spinelli Silva

Professor Doutor do Departamento de Estomatologia. Graduou-sem em 1962, Mestrado em 1983 e Doutorado em 1991. Exerceu a função de docente durante 31 anos, ingressando em 1975 e aposentando-se em 2006. Tem experiência na área de Linfadenopatias Cervicaise Epidemiologia.

 

Zlata Victorovna Hvanov

Professora Associada do Departamento de Prótese. Graduou-se em 1973, Mestrado em 1980 e Doutorado em 1986. Exerceu a função de docente durante 26 anos, ingressando em 1974 e aposentando-se em 2000. Tem experiência na área de curva de compensação e prótese total.

 

Servidores Técnicos e Administrativos homenageados:

 

Elma Vieira Barreto

Auxiliar de Laboratório do Departamento de Cirurgia. Trabalhou na FOUSP durante 27 anos.

Luiz Bezerra Sandes

Técnico do Departamento de Dentística. Trabalhou na FOUSP durante 35 anos.

Miriam Correa de Lima

Assistente Acadêmica. Trabalhou na FOUSP durante 31 anos.

Regina Maria Calvielli Breier

Secretária da Diretoria. Trabalhou na FOUSP durante 28 anos.

Valdinea Barreto da Silva Santos

Secretária do Departamento de Prótese. Trabalhou na FOUSP durante 32 anos.

Vera Lucia dos Santos Cordeiro Almeida

Secretária do Departamento de Estomatologia e da Diretoria. Trabalhou na FOUSP durante 38 anos.