FOUSP na midia: Passar fio dental pode melhorar a vida sexual dos homens

publicado no Portal Terra

Estudos mostram que pacientes que trataram a doença periodontal tiveram melhora em fatores que levam à disfunção erétil

Parece mentira, mas escovar os dentes e passar fio dental pode ajudar homens com disfunção erétil. Isso porque, pessoas com gengivas inflamadas são três vezes mais propensas a ter problemas de ereção. Na verdade, esse problema atinge aqueles que sofrem com a doença periodontal, um processo inflamatório crônico que leva a perda dos dentes. 

 

Pessoas com gengivas inflamadas são três vezes mais propensas a ter problemas de ereção Foto: kurhan  / Shutterstock
 
Pessoas com gengivas inflamadas são três vezes mais propensas a ter problemas de ereção

Foto: kurhan / Shutterstock

As bactérias que ficam na boca usam a gengiva doente como porta de entrada para a corrente sanguínea e criam placas nos vasos sanguíneos, entupindo-os. Assim, a ereção fica mais difícil. A periodontite também bloqueia uma enzima chamada eNOS, que ajuda os homens a conseguir uma ereção.

A relação entre a doença periodontal e a impotência foi o tema de um estudo feito pela Universidade Inonu, na Turquia. Participaram da pesquisa 80 homens com disfunção erétil, entre 30 e 40 anos, e 82 homens sem problemas de impotência. No grupo dos que tinham a disfunção, 53% apresentavam gengivas inflamadas, contra 23% no grupo de controle.

Segundo o dentista Giuseppe Romito, professor da Faculdade de Odontologia da USP, a periodontite não é a causa da disfunção erétil, ela apenas agrava o quadro de quem já sofre com a doença. “Estudos já mostram que pacientes que trataram a doença periodontal tiveram melhora em fatores que levam à disfunção erétil”, diz.

Outro ponto de vista, segundo Romito, é emocional, uma vez que a periodontite também causa mau hálito. “A halitose prejudica a vida social das pessoas, para alguém que tem disfunção erétil, o problema pode ser agravado por uma questão emocional além da biológica. Isso quer dizer que fazer uma higiene bucal adequada e visitar o dentista regularmente pode ajudar a vida sexual dos homens, já que são formas de prevenir a periodontite”.

 

 

 

Deixe uma resposta