Comissão de Direitos Humanos da FOUSP combate a violência na faculdade

Desde 2012 a Universidade de São Paulo conta com um Núcleo dos Diretos, vinculado à Pro Reitoria de Cultura e Extensão, que coordena atividades de integração e recebe denúncias de violação dos direitos humanos.

Na FOUSP, a Comissão dos Direitos Humanos foi criada pelo Diretor, Prof. Dr. Waldyr Antônio Jorge, em 6 de março de 2015, através da Portaria nº 06/2015, com o objetivo de ser uma referência comum para a busca da superação de situações de iniquidade, exclusão, discriminação ou estigmatização de indivíduos e coletividades.

Além de apurar tais casos, a comissão deve elaborar relatórios parciais ou finais dirigidos ao Diretor, para medidas cabíveis, como a abertura de processo de sindicância, quando necessário. Todos os membros da comissão solidariamente  participam do processo de apuração dos casos.

A Comissão tem também como missão acolher as vítimas, preservando sua identidade, bem como a do denunciado, podendo se tratar de alunos, funcionários e professores. Afora isso, ela deve gerar práticas educativas, através de palestras e divulgação de orientações de como proceder em casos de violação dos direitos, bem como os deveres da comunidade.

O Prof. Dr. Rodney Garcia Rocha, destaca a importância da comissão frente aos desrespeitos nos trotes: “temos observado nos últimos tempos atos de violência aos alunos ingressantes, podendo ocorrer agressão física, moral e verbal, pressão psicológica, assédio moral e sexual, coação para ingestão de bebidas alcoólicas, e funcionalidade aos veteranos”.

Para denunciar qualquer tipo de violação aos Direitos Humanos, a Diretoria disponibiliza o email exclusivo direitoshumanosfo@usp.br, em que qualquer indivíduo pode utilizar em caráter de extrema confidenciabilidade para averiguações.

Membros

Prof. Dr. Rodney Garcia Rocha, ODE – Presidente

Profa. Dra. Dalva Cruz Laganá, ODP – Vice-Presidente

Profa. Dra. Marlene Fenyo Soeiro de Matos Pereira, ODE

Prof. Dr. André Tortamano, ODO

Prof. Dr. Antonio Silvio Fontão Procópio, ODC

Prof. Dr. Rafael Yague Ballester, ODB

Prof. Dr. Giulio Gavini, ODD

Profa. Dra. Maria Gabriela Haye Biazevic, ODS

Sr. Renato Alves de Moraes, Assistente Administrativo

Sra. Graziela Fernandes de Castro Malagutti, Chefe de Gabinete

Sra. Maria Cecilia Forte Muniz, Secretária ODE

 

 

 

 

Deixe uma resposta