Comissão de Direitos Humanos da FOUSP combate a violência na faculdade

Desde 2012 a Universidade de São Paulo conta com um Núcleo dos Diretos, vinculado à Pro Reitoria de Cultura e Extensão, que coordena atividades de integração e recebe denúncias de violação dos direitos humanos.

Na FOUSP, a Comissão dos Direitos Humanos foi criada pelo Diretor, Prof. Dr. Waldyr Antônio Jorge, em 6 de março de 2015, através da Portaria nº 06/2015, com o objetivo de ser uma referência comum para a busca da superação de situações de iniquidade, exclusão, discriminação ou estigmatização de indivíduos e coletividades.

Além de apurar tais casos, a comissão deve elaborar relatórios parciais ou finais dirigidos ao Diretor, para medidas cabíveis, como a abertura de processo de sindicância, quando necessário. Todos os membros da comissão solidariamente  participam do processo de apuração dos casos.

A Comissão tem também como missão acolher as vítimas, preservando sua identidade, bem como a do denunciado, podendo se tratar de alunos, funcionários e professores. Afora isso, ela deve gerar práticas educativas, através de palestras e divulgação de orientações de como proceder em casos de violação dos direitos, bem como os deveres da comunidade.

O Prof. Dr. Rodney Garcia Rocha, destaca a importância da comissão frente aos desrespeitos nos trotes: “temos observado nos últimos tempos atos de violência aos alunos ingressantes, podendo ocorrer agressão física, moral e verbal, pressão psicológica, assédio moral e sexual, coação para ingestão de bebidas alcoólicas, e funcionalidade aos veteranos”.

Para denunciar qualquer tipo de violação aos Direitos Humanos, a Diretoria disponibiliza o email exclusivo direitoshumanosfo@usp.br, em que qualquer indivíduo pode utilizar em caráter de extrema confidenciabilidade para averiguações.

Prof. Dr. Rodney Garcia Rocha, ODE – Presidente

Profa. Dra. Dalva Cruz Laganá, ODP – Vice-Presidente