Experimentando Ciência: Professores das EMEFs visitam laboratórios da FOUSP

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Nesta quarta-feira (21), a FOUSP recebeu os professores das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF) vinculadas ao Experimentando Ciência, projeto da Pós-Graduação em Ciências Odontológicas, que traz jovens à faculdade para a realização de atividades pedagógicas. Os educadores vieram conhecer os laboratórios de Imagem 3D, Antropologia e Odontologia Forense e o da Patologia Bucal para explicarem aos seus respectivos alunos como as visitas funcionarão.

Após a apresentação dos espaços, os docentes responsáveis pelo Programa, Prof. Dr. Marcelo José Strazzeri Bönecker e Prof.ª Dr.ª Ana Estela Haddad, ambos do Departamento de Odontopediatria, reuniram-se com os representantes das instituições para discutir a formulação dos questionários de avaliação da visita. Além disso, o grupo discorreu sobre a possibilidade dos alunos das EMEFs usarem os laboratórios nos períodos em que estes ficam ociosos. “Essa é uma forma de popularizar a ciência e a tecnologia, permitindo que a sociedade se aproprie do espaço acadêmico e do conhecimento produzido aqui”, afirmou.

Prof.ª Dr.ª Ana Estela esclareceu aos professores que é primordial para o andamento do projeto a aplicação dos questionários em aula, uma vez que é uma maneira de se analisar o grau de aprendizado e satisfação dos jovens, além de garantir que o Experimentando Ciência continue crescendo. “Um dos nossos objetivos é ajudar na autoestima dos estudantes, motivando-os a ingressar no Ensino Superior. Por isso, precisamos ter a dimensão de como as visitas são vistas por eles”, explicou.

As visitas começaram em agosto e se estenderão até outubro:

  • 10/08 – EMEF Prof.ª Ileusa Caetano da Silva
  • 17/08 – EMEF Teófilo Otoni
  • 31/08 – EMEF Des. Theodomiro Dias
  • 14/09 – EMEF Vila Munck
  • 28/09 – EMEF Des. Arthur Witaker
  • 19/10 – EMEF Euclydes de Oliveira Figueiredo
  • 26/10 – EE. Prof. Carlos Estevam Aldo Martins

Estima-se que, em cada visita, sejam recebidos cerca de quarenta jovens do Ensino Fundamental. Hoje, além dos docentes que coordenam o Projeto, a reunião contou com a Sra. Deise Garrido Silva (Pesquisadora do Núcleo de Telessaúde), Prof. Dr. Rodolfo Francisco Haltenhoff Melani (Departamento de Odontologia Social), Prof. Dr. Fábio Daumas Nunes (Departamento de Patologia Oral e Maxilofacial) e 11 professores das escolas parceiras: Sra. Maria Liduina de Aquino e André Camarinha Lima (ambos da EMEF Des. Arthur Witaker), Sr. Eduardo da Silva Prado (EMEF Prof.ª Ileusa Caetano da Silva), Sras. Hiumi Otsuki, Cláudia Regina Perazzolo, Elisangela Jesus dos Santos e Leidiane Pansoni de Freitas (as três da EMEF Euclydes de Oliveira Figueiredo), Sras. Cardine Courado dos Santos e Tathiana Zyrianoff (ambas da EE. Prof. Carlos Estevam Aldo Martins), Sra. Sônia Tereza de Andrade (EMEF Teófilo Otoni) e Sra. Maria Cristina dos Santos Pereira (EMEF Des. Theodomiro Dias).

Texto: Caio Nascimento | Imagens: Leticia Acquaviva e Caio Nascimento

 

 

 

 

 

Skip to content