Jovens da EMEF Theodomiro Dias visitam FOUSP pelo Projeto Experimentando Ciência

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Hoje (31), 40 alunos do 8º e 9º ano da EMEF Prof. Theodomiro Dias vieram à FOUSP para realizar atividades nos espaços da faculdade. A visita foi organizada pelo Projeto Experimentando Ciência, responsável por trazer jovens do Ensino Fundamental II para os ambientes acadêmicos, a fim de proporcionar práticas pedagógicas que eles nem sempre têm na escola.

Divididos em quatro grupos, os estudantes foram direcionados aos laboratórios de Antropologia e Odontologia Forense, Imagem 3D, Patologia Molecular e Citologia para participar de oficinas básicas relacionadas à disciplina de Ciência do ensino básico.

A professora de ciência da EMEF, Maria Cristina dos Santos Pereira, conta que as atividades realizadas têm um desdobramento pedagógico muito bem trabalhado. “O que foi feito aqui será discutido até novembro, quando haverá uma feira cultural em que os alunos apresentarão as experiências para toda Comunidade”, afirma. Além disso, ao voltarem para a escola, a educadora afirma que as crianças passarão de sala em sala para explicar às outras turmas tudo o que foi trabalhado. “Eles são multiplicadores do conhecimento que tiveram na FOUSP”, sublinha.

Maria Cristina veio acompanhada da professora de português da EMEF, Iara Maia Coves, com quem realiza um trabalho interdisciplinar. Enquanto uma contextualiza as experiências dos pequenos com o conteúdo de ciências tido em sala de aula, a outra trabalha com eles a questão gramatical dos relatórios – apresentados aos organizadores do Projeto.

Todos os exercícios foram orientados por discentes da pós-graduação. Na sala de aula verde, os jovens fizeram breves apresentações do que vivenciaram, contando com o apoio dos pós-graduandos e dos professores doutores Marcelo José Strazzeri Bönecker, Marcelo de Gusmão Paraíso Cavalcanti e Paulo Henrique Braz da Silva, que sanaram dúvidas e explicaram assuntos que não ficaram muito claros.

Por fim, a equipe organizadora divulgou o perfil de Facebook do projeto, a fim dos alunos e educadores compartilharem as fotos que tiraram durante a visita.

Texto: Caio Nascimento | Fotos: Caio Nascimento, Maria Cristina dos Santos Pereira e Ramon Navarrete

 

Skip to content