(Português) Alunos da rede estadual são recebidos pelo “Experimentando Ciência”

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Ocorreu hoje (26) mais uma visita de alunos da rede pública favorecida pelo Projeto “Experimentando Ciência”. Dessa vez, a escola trazida foi a E.E. Prof. Carlos Estevam Aldo Martins. O intuito do programa é aprimorar a experiência científica dos alunos e ampliar seu conhecimento. Os estudantes foram recebidos na Sala Verde da Faculdade, onde lhes foi apresentado o programa e as atividades a serem realizadas.

Depois, em quatro grupos diferentes, dirigiram-se aos diferentes laboratórios para a realização de oficinas. Um dos locais é o Laboratório de Antropologia e Odontologia Forense (OFLab), sob responsabilidade do Prof. Dr. Rodolfo Francisco Haltenhoff Melani, no qual, sob orientação, os alunos receberam uma explicação sobre as atividades desempenhadas pela Odontologia Forense e sua importância social, como no reconhecimento de pessoas falecidas ou em processos judiciais. Outro deles foi o Laboratório de Imagem em 3D (Labi-3D), encabeçado pelo Prof. Dr. Marcelo de Gusmão Paraíso Cavacanti, lá foram ensinados a analisar tomografias e a entender a tecnologia 3D na área da odontologia e seus benefícios.

Também foram ao Laboratório de Microscopia, e puderam aprender como manosear o microscópio, recebendo também uma aula sobre citologia no geral, destacando o funcionamento do epitélio, por exemplo. O microscópio foi utilizado pelos próprios alunos no final da atividade. O último dos locais foi o Laboratório de Patologia Molecular, que é dirigido pelo Prof. Dr. Fábio Daumas Nunes, onde estudaram o DNA de uma banana, recebendo uma explicação sobre o que é, onde se encontra no corpo e qual a sua utilização.

Após a realização das atividades, os alunos se juntaram novamente para trocar experiências e discutir os conceitos aprendidos, tendo como objetivo que o grupo inteiro pudesse entender, a partir da explicação dos próprios colegas, um pouco do que cada um absorveu ao longo do dia.

 

Skip to content