O Programa de Pós-Graduação em Diagnóstico Bucal, coordenado pela Profa. Dra. Silvia Vanessa Lourenço, recebeu o Dr. Francis Smith, da Universidade de Colorado. Portador da síndrome de Treacher Collins, ministrou uma palestra titulada: “My Life with Treacher Collins Syndrome and its connection to my research”. O pesquisador se preocupou em relatar do que se trata a síndrome, um anomalia genética autossômica que acarreta em malformações craniofaciais. Além disso, apontou também as implicações físicas e adversidades, utilizando exemplos evidenciados nele mesmo. Nesse sentido, destacou as dificuldades de respiração e audição, além de bullying na escola e discriminação.
Utilizando-se de exemplos pessoais, contou sobre as diversas cirurgias pelas quais passou ao longo dos anos, a fim de garantir uma melhor qualidade de vida ou inclusive sobrevivência. Dentre elas, diversas traqueostomias para possibilitar melhor respiração, cirurgias relacionadas a fissura labiopalatal e atendimento de fonoaudiologia, para melhorar dicção e fala.
Em seguida, evoluiu relatando sua experiência acadêmica e como pesquisador de diversos fatores ligados à doença, formando-se em Biomedicina e estendendo sua trajetória para estudos craniofaciais, de imagens em 3D e consequências da depravação de oxigênio em embriões, por exemplo. Atualmente atua como pesquisador de pós-doutorado na Universidade de Colorado. Destacou alguns interesses de pesquisa para o o futuro, como a parte genética da má formação e o maior aprofundamento na tecnologia de imagens 3D.
Ao finalizar, abriu para questionamentos, em que foram abordados outros aspectos da depravação do oxigênio, por exemplo, relacionando-a com a possibilidade de afetar outros tecidos além dos ossos. A Profa. Dra. Silvia Vanessa Lourenço, como coordenadora do Programa, agradeceu a presença do Dr. Francis e reiterou o exemplo de superação e pesquisador que representa, classificando sua fala como estimulante para os presentes e em específico os alunos de pós-graduação.
- Dr. Francis Smith