(Português) Dr. Francis Smith dialoga sobre a síndrome de Treacher Collins e as influências em sua pesquisa

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

O Programa de Pós-Graduação em Diagnóstico Bucal, coordenado pela Profa. Dra. Silvia Vanessa Lourenço, recebeu o Dr. Francis Smith, da Universidade de Colorado. Portador da síndrome de Treacher Collins, ministrou uma palestra  titulada: “My Life with Treacher Collins Syndrome and its connection to my research”. O pesquisador se preocupou em relatar do que se trata a síndrome, um anomalia genética autossômica que acarreta em malformações craniofaciais. Além disso, apontou também as implicações físicas e adversidades, utilizando exemplos evidenciados nele mesmo. Nesse sentido, destacou as dificuldades de respiração e audição, além de bullying na escola e discriminação.

Utilizando-se de exemplos pessoais, contou sobre as diversas cirurgias pelas quais passou ao longo dos anos, a fim de garantir uma melhor qualidade de vida ou inclusive sobrevivência. Dentre elas, diversas traqueostomias para possibilitar melhor respiração, cirurgias relacionadas a fissura labiopalatal e atendimento de fonoaudiologia, para melhorar dicção e fala.

Em seguida, evoluiu relatando sua experiência acadêmica e como pesquisador de diversos fatores ligados à doença, formando-se em Biomedicina e estendendo sua trajetória para estudos craniofaciais, de imagens em 3D e consequências da depravação de oxigênio em embriões, por exemplo. Atualmente atua como pesquisador de pós-doutorado na Universidade de Colorado. Destacou alguns interesses de pesquisa para o o futuro, como a parte genética da má formação e o maior aprofundamento na tecnologia de imagens 3D.

Ao finalizar, abriu para questionamentos, em que foram abordados outros aspectos da depravação do oxigênio, por exemplo, relacionando-a com a possibilidade de afetar outros tecidos além dos ossos. A Profa. Dra. Silvia Vanessa Lourenço, como coordenadora do Programa, agradeceu a presença do Dr. Francis e reiterou o exemplo de superação e pesquisador que representa, classificando sua fala como estimulante para os presentes e em específico os alunos de pós-graduação.

Skip to content