(Português) Experimentando Ciência recebe mais alunos para oficinas científicas

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Hoje (09), o projeto “Experimentando Ciência” continuou suas atividades ao receber a EMEF Euclydes Oliveira Figueiredo. Como de costume, os alunos foram recepcionados no Auditório da Faculdade, para uma breve apresentação e a divisão de grupos. O projeto tem como objetivo a realização de oficinas científicas para aprimorar conhecimentos e desenvolver interesse científico em alunos da rede pública de ensino.

Após a divisão, os alunos foram direcionados para os três respectivos locais de trabalho. O Laboratório de Antropologia e Odontologia Forense (OFLab), sob responsabilidade do Prof. Dr. Rodolfo Francisco Haltenhoff Melani, recebeu um dos grupos, onde puderam aprender sobre reconhecimento de pessoas através da mordida, além de atividades mais gerais da Odontologia Forense. No Laboratório de Patologia Molecular, comandado pelo Prof. Dr. Fábio Daumas Nunes, comentou-se sobre as características e funções do DNA a partir da retirada de exemplar de uma banana. Por último, no Laboratório de Microscopia, a citologia foi abordada e os estudantes entenderam sobre identificação de células, funções do epitélio e manuseio do microscópio, a partir de uma amostra de mucosa da boca retirada com raspagem.

Dessa vez, o Laboratório de Imagem em 3D (Labi-3D), liderado pelo Prof. Dr. Marcelo de Gusmão Paraíso Cavacanti, não esteve entre as visitas diretas dos alunos devido a diferenças de horários entre sua chegada e a disponibilidade dos responsáveis pelo local. Por isso, os alunos receberam uma pequena palestra sobre seu funcionamento e principais atividades. Esse momento ocorreu quando voltaram a se reunir no Anfiteatro para discutir e trocar aprendizados sobre as diferentes experiências.

Os estudantes receberam um certificado pela sua presença e fizeram um feedback do evento, destacando pontos positivos da experiência.

Texto: Daniel Medina

Imagens: Daniel Medina e Mariangela Castro

Skip to content