Anfiteatro recebe XVII Jornada do Centro de Atendimento a Pacientes Especiais

O Centro de Atendimento a Pacientes Especiais da FOUSP realiza hoje sua VXII Jornada (JOCAPE). O evento é uma tradição na faculdade e é realizado sempre no final do ano. Segundo a Profa. Dra. Marina Helena Cury Gallottini, a data do evento serve como momento de reflexão a respeito do ano inteiro. Em sua fala de introdução, a professora agradeceu a presença de todos e o apoio da Faculdade de Odontologia tanto à realização do evento quanto ao CAPE nos últimos anos. Assim, convidou o Prof. Dr. Rodney Garcia Rocha, diretor da FOUSP a realizar uma fala de abertura. Em seu comentário, o professor destacou a importância da Jornada e do CAPE no âmbito local e nacional, além de agradecer a presença coletiva no evento e desejar um encontro produtivo a todos os presentes.  Em seguida, a Profa. Dra. Marina introduziu a fala do Prof. Dr. Peter Lockhart, docente da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos.

Em sua fala, o Prof. Dr. Peter abordou diferentes aspectos sobre as controvérsias envolvendo a profilaxia com antibióticos. Nesse sentido, dissertou sobre diversos aspectos, os quais dividiu em: “O que sabemos”, “O que achamos que sabemos”, “O que não sabemos”. O intuito dessa divisão era facilitar o entendimento a respeito das questões envolvendo a profilaxia. Nesse sentido, o Prof. Dr. também trouxe contextos históricos do uso de antibióticos, além de destrinchar certas práticas de profilaxia e analisar alguns métodos que podem ser tidos como efetivos.

Os presentes se dirigiram a um breve intervalo para posteriormente continuar na palestra do professor. Dentre outros momentos ao longo da Jornada, estiveram duas sessões interativas sobre  o tratamento de pacientes sob sedação, com fala do Prof. Dr. Rafael Celestino, e pacientes anticuagulados, pelo Prof. Dr. Frederico Buhatem Medeiros. Além disso, o Prof. Dr. André Caroli ministrou sua sessão com o título “Como eu trato osteonecrose dos maxilares”. O evento ocorre anualmente e é parte importante da programação anual da Faculdade, com uma plateia cheia e diversa ao longo do dia inteiro de atividades, finalizando com a premiação dos trabalhos enviados, que estiveram em exposição durante a Jornada.