Envelhecer Sorrindo realiza encontro anual

O anfiteatro da FOUSP recebeu o encontro anual do projeto Envelhecer Sorrindo durante a manhã de terça-feira, 5 de dezembro. O evento caracteriza uma reunião de confraternização entre os participantes do projeto e contou com atividades diferentes, desde dinâmicas até palestras.

O Envelhecer Sorrindo é um programa que visa atender as necessidades do idoso como um todo. Consiste no desenvolvimento de programas de saúde, sociais e institucionais promovendo a defesa dos direitos e exercício da cidadania, valorizando o envelhecimento e a qualidade de vida. Esse encontro é organizado pela Profa. Dra. Maria Luiza Moreira Arantes Frigerio, que coordena o projeto e realiza, todo final de ano, essa reunião de confraternização. A Profa. Dra. também se encarregou de encaminhar e dirigir o evento durante toda sua duração, introduzindo palestrantes e participando das atividades.

Dentre essas, esteve uma dinâmica física com música coordenada pelo Prof. Dr. José Carlos Astrauskas, do Centro de Práticas Esportivas (CEPE-USP), em que os presentes foram convidados a dançar e a movimentar o corpo. Foi uma atividade de descontração e de movimentação. Além disso, o dia também contou com palestras de cunho educativo, como a da Profa. Dra. Simone de Oliveira, da Universidade Federal Fluminense, pós-graduada na FOUSP. Em sua fala, a Profa. Dra. dissertou sobre o Equilíbrio e o envelhecimento, comentando sobre a diferença entre idade biológica (a que a pessoa parece) e cronológica (a que a pessoa tem), além de como medi-las e o que cada uma representa. Apontou alguns dados sobre a importância de atitudes preventivas na tentativa de uma vida mais longeva, como cuidados com quedas  (que são um grande problema entre idosos) e questões gerais que afetam a idade biológica: o estilo de vida, a alimentação e o estresse. A palestra foi descontraída e contou com ativa participação do público, assim como todas as atividades.

O encontro é um momento de descontração para participantes e uma oportunidade de ir além dos serviços expressamente odontológicos, ao mesmo tempo em que define perspectivas para o ano próximo. Ao longo do dia, houve distribuição de brindes e sorteios.