(Português) Novas alunas da pré-Iniciação Científica conhecem a Faculdade de Odontologia

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

A Faculdade de Odontologia recebeu na tarde de quinta-feira, dia 07 de dezembro, a visita de nove alunas do ensino médio que realizam curso técnico na ABO Osasco (Associação Brasileira de Odontologia – Regional Osasco). As estudantes pertencem ao programa de TSB e ASB (Técnico em Saúde Bucal e Auxiliar em Saúde Bucal) e irão desenvolver, de fevereiro a dezembro de 2018, uma pré-iniciação científica na FOUSP.

O projeto baseia-se na realização de um estágio prático com bolsas da Fundação Faculdade de Odontologia (FUNDECTO), e é originário do núcleo de Pós-Graduação em Ciências Odontológicas, sendo coordenado pelo Prof. Dr. Marcelo Bönecker, Profa. Dra. Ana Estela Haddad, Prof. Dr. Dorival Pedroso da SIlva e Profa. Dra. Fernanda Campos de Almeida Carrer.

A pré Iniciação Científica é direcionada a alunos do Ensino Médio como uma maneira de aproximá-los ao ensino público superior. A proposta alia-se a uma demanda social de retorno que a Universidade pública possui. Dessa maneira, a iniciativa favorece a sustentação de dois dos três pilares da Universidade de São Paulo: a pesquisa associada à  extensão. Assim, esse projeto está vinculado ao retorno social que a USP dá à comunidade externa, ou seja, o quanto do que é desenvolvido dentro dos campi chega à realidade nacional e efetivamente transforma a sociedade.

A proposta mostra-se inovadora, uma vez que permite que sejam trabalhados aspectos técnicos com materiais, utilizando-se da infraestrutura tecnológica recente e de ponta disponível na Faculdade. Além desses, a experiência desenvolve também aspectos acadêmicos, englobando a desenvoltura da habilidade de pesquisa e de valores necessários para sua realização: disciplina, rigor perante o método e a necessidade de evidência para a tomada de decisão, envolvendo durante todo o processo um amplo trabalho colaborativo.

Por isso, o estágio é uma oportunidade única de aprimoramento profissional, e espera-se que durante o período, as alunas apresentem um relato das atividades durante a Reunião de Pesquisa da FOUSP.  

A visita da última quinta teve como base uma reunião de trabalho entre as alunas e os coordenadores do curso, a fim de definir propostas e metas para o ano que vem. Ao mesmo tempo, foram apresentadas ao espaço da Faculdade aonde realizarão os estágios de pré IC nas disciplinas de Odontopediatria, Periodontia e Patologia Oral e Maxilofacial.

As estudantes, todas da mesma classe, desenvolverão a parcela TSB. Ou seja, já obtiveram a certificação de Auxiliar em Saúde Bucal e agora pretendem realizar a parte técnica do curso. A experiência da pré IC com o Ensino Técnico já existia em parceria com a Escola Técnica de Saúde Pública Prof. Makiguti, localizada na Cidade Tirantes, e agora adiciona a unidade da ABO em Osasco, contando sempre com o suporte da Comissão de Pesquisa da FOUSP.

 

Skip to content