Alunos da FOUSP participam do Projeto Bandeira Científica em Minas Gerais

Os alunos da FOUSP estão participando, desde o dia 10 de dezembro do Projeto Bandeira Científica na cidade de Sacramento, em Minas Gerais.

Hoje foi dia de entrega do primeiro lote de próteses para alguns pacientes previamente triados. Além dessa atividade, os alunos estão visitando diversas escolas na cidade para  efetuar atendimento odontológico, atividades de educação e Escovação, aplicação tópica de flúor, entre outros.

O Bandeira Científica é um Projeto de extensão acadêmica da Universidade de São Paulo que atua, anualmente, em um município carente do País. Suas ações consistem em atividades multi e interdisciplinares focadas em saúde executadas por 9 instituições da Universidade e mais de 150 alunos por ano.

O Projeto se baseia em um tripé de Educação, Pesquisa e Assistência.

Em Educação, o aprendizado do aluno, o contato com uma realidade e cultura totalmente diferente dos grandes centros de referência em saúde, a conscientização do integrante do Projeto e a troca de conhecimento com a comunidade local são fundamentais.

Em Pesquisa, a coleta de dados para posterior análise e execução de projetos de devolutiva ao Município, em conjunto com publicações científicas, fazem a Bandeira ter visibilidade em âmbito acadêmico e ter um retorno mais concreto à cidade que atua.

Em Assistência, realiza-se atendimentos em saúde, oficinas com públicos específicos da população, atividades coletivas focadas nas demandas levantadas pelo município, doação de próteses dentárias e óculos, além de atendimento e diagnóstico da situação local em saneamento básico e estrutura de gestão em saúde.

Fotos por Diego Zuqueto