Boletim Eletrônico Portal de Periódicos da Capes

Boletim Eletrônico nº34

31.01.18

A Clarivate Analytics disponibilizou à CAPES o relatório “Research in Brazil”, com análise sucinta do desempenho da pesquisa brasileira, descrevendo as tendências recentes e identificando destaques.

O documento considera o desempenho em um contexto global e procura apontar como a pesquisa brasileira está mudando e como o desempenho tem sido afetado por transformações recentes.

Usando recursos bibliométricos, o relatório analisa o desempenho de trabalhos de pesquisa brasileiros publicados entre 2011 e 2016 na Web of Science, cujo acesso aos brasileiros é permitido graças ao Portal de Periódicos da CAPES.

O relatório da Clarivate identifica destaques na pesquisa brasileira, comparando o país com pares internacionais.

Clique aqui para acessar o documento.

National Geographic disponível para todos os brasileiros

Por meio do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), os cidadãos brasileiros têm acesso à revista National Geographic. O periódico está acessível desde a primeira edição, publicada em 1888, até o ano corrente.

Com quase 130 anos de história, a publicação é reconhecida pela qualidade em fotojornalismo e cartografia, oferecendo cobertura aprofundada de ciência, tecnologia, geografia, culturas, vida animal, meio ambiente e ecologia. Devido à variedade de temas, o título beneficia professores, estudantes, pesquisadores e outros profissionais que têm curiosidade acadêmica e gostam de ampliar seus conhecimentos.

Na página da revista, os usuários também têm acesso a edições da National Geographic Brasil, além de materiais de áudio e vídeo originais produzidos pelas expedições da National Geographic Society – entidade norte-americana responsável pela editoração do conteúdo.

A National Geographic é mensal e divulgada em vários países. Possui visibilidade internacional devido à sua qualidade editorial e está indexada em uma plataforma de busca de fácil acesso, que permite navegação rápida pelos assuntos de interesse. O periódico é publicado em mais de 30 idiomas, incluindo português, grego, polonês, coreano, hebraico, tcheco e romeno.

A pesquisa pode ser feita por meio de qualquer computador ligado à internet – em casa, na escola, no trabalho ou onde o usuário se sentir confortável para navegar e explorar o conteúdo disponível. Além de visualizar na íntegra os artigos, é possível armazenar as informações de interesse em uma conta pessoal ou ainda imprimir o material para posterior leitura.

O acesso pode ser realizado a partir do banner localizado na página inicial do Portal – área “Parceiros” – ou no link buscar base. Há ainda a possibilidade de pesquisa pelo campo buscar periódico, onde o usuário encontrará as opções National Geographic Adventure, National Geographic Explorer e National Geographic Traveler.

O Portal de Periódicos da CAPES autoriza a reprodução parcial ou total de suas notícias desde que seja citada a fonte