Matrícula do SiSU prepara faculdade para a chegada dos novos alunos

Durante os dias 05, 06, 07 e de fevereiro, a FOUSP recebeu os novos calouros do curso de Odontologia! Os alunos que fizeram matrícula nesse período são ingressantes pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que oferece vagas aos estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Neste ano, a FO reservou 20 vagas exclusivamente para o SiSU, sendo 13 para o período integral e 7 para o período noturno. Dessas, no periodo Integral, seis são de Ampla Concorrência (AC), seis para Escola Pública (EP), e uma para Pretos, Pardos e Indígenas (PPI). No período Noturno, três são de AC, três de Escola Pública e uma de PPI. É o terceiro ano em que a seleção para ingresso na USP utiliza o sistema como alternativa à FUVEST.

O SiSU é mais uma alternativa que visa a democratização do ingresso às universidades públicas, com as vagas que são reservadas exclusivamente para alunos advindos de escolas públicas ou que se autodeclarem pretos, pardos ou indígenas. A medida é observada como uma reparação às camadas populacionais que se encontravam menos presentes no ensino público superior.

Esta é apenas a primeira fase de matrícula para a USP, tendo ainda a dos convocados pela FUVEST que ocorre nos dias 15 e 16/02 e a Semana de Recepção aos Calouros, do dia 26/02 a 02/03, com diversas atividades para fortalecer a integração dos ingressantes com a FOUSP.