Faculdade finaliza último dia de treinamento em ART

Hoje (09/03/18), a Faculdade de Odontologia desempenhou seu último dia do treinamento em ART para os profissionais da saúde da Prefeitura de São Paulo. Este é a terceira sexta-feira seguida em que o treinamento foi feito utilizando espaços da FO, sendo eles: o anfiteatro Myaki Issáo e os Laboratórios Multidisciplinares. O processo era dividido em diferentes etapas, iniciando com uma parcela à distância em que os cirurgiões-dentistas recebiam um material contendo textos, fotos e imagens para familiarizar com o conteúdo a ser visto na próxima etapa, presencial. Esta última é a que ocorreu na Universidade e também era dividida em diferentes momentos: um no anfiteatro, com palestras sobre partes teóricas da técnica e organização logística, e outra nos Laboratórios, momento para que os presentes realizassem o aspecto prático do treinamento.

A iniciativa atende a pedidos da Secretaria Municipal da Saúde e visa otimizar atenção a crianças, uma vez que há aproximadamente 80 mil delas sem atendimento. A proposta gira em torno da realização de mutirões em escolas públicas municipais, como estratégia para atingir mais diretamente os pacientes e tornar os encontros mais efetivos. O ART auxilia na restauração de dentes careados e propõe resultados concretos com rapidez, o pode incentivar famílias a finalizarem o tratamento nas Unidades Básicas de Saúde, caso todos os dentes não consigam ser restaurados, segundo a Profa. Dra. Fernanda Campos de Almeida Carrer, uma das docentes envolvida no projeto. O mutirão é uma solução para a falta de presença de crianças nos atendimentos nas UBS, muitas vezes devido a complexas dinâmicas familiares que dificultam a chegada desses até os locais.

Durante as três semanas, a FOUSP recebeu aproximadamente 1200 profissionais, que terão certificado emitido pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP. A organização das visitas está prevista para iniciar em abril.

Texto e Imagens por Daniel Medina