XXIV Reunião de Pesquisa e XXI Seminário de Iniciação Científica da Faculdade de Odontologia da USP

Tema da Reunião: “Tradução do conhecimento para diminuir a distância entre o saber e o fazer”

Data: Pré- Evento: 21 de maio de 2018- “A popularização do conhecimento científico pela grande imprensa: ética e qualidade”

Data: 22 a 24 de maio de 2018, na Faculdade de Odontologia (Av. Professor Lineu Prestes, 2227 – Cidade Universitária, SP).

Resumo: A Reunião de Pesquisa da FOUSP foi idealizada para celebrar a pesquisa em nossa escola. Durante uma semana, todos dedicam esforços para realizar excelentes encontros, nos quais são apresentados os resultados das pesquisas realizadas por alunos de pré-iniciação até pós-doutorado. Em 2018, mais de 250 trabalhos multidisciplinares de pesquisa são esperados. As apresentações são realizadas na forma de pôsteres e apresentação oral. O intuito é criar um clima de confraternização que permita maior integração e comunicação pessoal para facilitar a troca de experiências entre professores, alunos de Pré-Iniciação, Graduação, Pós-graduação e Pós-doutorandos.

Neste ano foi criada uma nova categoria de inscrição, denominada “Desafio PARATODOS:  The Oral Health Challenge – FOUSP/Brazil”, que permitirá à comunidade FOUSP, através dos resultados de suas pesquisas, elaborar soluções que possam contribuir para diminuir os problemas de saúde bucal da população brasileira. Tendo como norte a publicação da International Dental Journal denominada Global goals for oral health 2020.

Como parte das atividades da Reunião, foi confirmada a presença do Pesquisador da FIOCRUZ Prof. Dr. Jorge Otávio Maia Barreto, membro da Secretaria executiva da EVIPNet Brasil. No dia 22 de maio, o Dr. Barreto vai ministrar uma palestra aberta ao público sobre os “Avanços das Políticas Públicas Informadas por Evidências” e no dia 23, das 8:00 as 12:00, haverá um workshop, gratuito, com vagas limitadas, para que possamos conhecer novas bases de dados e treinar métodos de rapid review. As inscrições para o workshop devem ser feitas de segunda à sexta, das 9:00 às 16:00, no Departamento de Odontologia Social da FOUSP, pessoalmente.

Outra novidade será um debate, no dia 23 de maio, no período da tarde, coordenado pela Profa. Dra. Maria Ercilia de Araujo, também gratuito, sobre “O ensino na pós-graduação”. Estão convidados o Prof. Dr. Carlos José Soares (UFU/CAPES); Profa. Dra. Tânia Cremonini de Araujo Jorge (FIOCRUZ/CAPES); Prof. Dr. Arlindo Philippi Junior (FSP-USP) e Profa. Dra. Mary Caroline Skelton de Macedo (FOUSP).

As categorias oferecidas para a apresentação dos trabalhos científicos e as normas específicas de cada prêmio podem ser encontradas abaixo.  A data limite para submissão de trabalhos é 06/04/2018.

• Prêmio Pré-Iniciação Científica (PPIC)
  • Prêmio Iniciação Científica (PIC)
  • Prêmio Pós-Graduação – Mestrado (PPG-Mestrado)
  • Prêmio Pós-Graduação – Doutorado (PPG-Doutorado)
  • Prêmio Pós-Doutorado (PPD – Prêmio Benedito Montenegro)
  • Prêmio Excelência em Pesquisa (PE – Prêmio Vera Cavalcanti de Araújo)
  • Desafio PARATODOS:  “The Oral Health Challenge – FOUSP/Brazil.

Contato: Profa. Dra. Maria Ercília de Araújo (presidente)
mercilia@usp.br ou reuniaodepesquisafo@usp.br
Departamento de Odontologia Social