Projeto Experimentando Ciência realiza primeira visita de 2018!

Nesta quarta-feira, o projeto “Experimentando Ciência” retomou suas atividades para o ano de 2018 com a visita da primeira escola, a EMEF Teofilo Ottoni. Seu propósito é, utilizando oficinas de ciência, diversificar o conhecimento científico que os alunos têm e proporcionar uma vivência em contato direto, nas dependências da Faculdade. O grupo era composto por estudantes do sétimo e do nono ano. Foram recebidos no Auditório para uma pequena introdução a respeito do projeto e, posteriormente, dividiram-se para a realização das atividades nos laboratórios.

Dentre os visitados estiveram o Laboratório de Microscopia (em que o objetivo era utilizar mucosa retirada pela raspagem para perceber diferenciação de células no microscópio, além de entender outros conceitos de citologia geral), e o Laboratório de Antropologia e Odontologia Forense (OFLab), em que os alunos puderam compreender a funcionalidade do reconhecimento forense e a utilização da mordida para entender e compor diversos casos jurídicos, por exemplo. Também houve visitação ao Laboratório de Imagem em 3D (Labi-3D), onde foram ensinados a analisar tomografias e sua função principal. Além desse, os presentes também puderam retirar DNA de uma banana e degradá-lo no Laboratório de Patologia Molecular, entendendo suas características.

Posterior ao lanche coletivo, reencontraram-se no Auditório para apresentar aos próprios colegas os conceitos aprendidos. O ano de 2018, também, conta com a inserção de uma atividade nova: o Laboratório de Microbiologia das Mãos, em que puderam compreender a composição bacteriana das mãos e a importância de práticas de higiene geral e bucal, como uso de fio dental e a própria lavagem de mãos, por exemplo.

O Projeto inicia uma série de visitas com estudantes da rede pública no intuito de, além de aproximá-los da ciência, conectá-los mais com o ensino superior público e oferecer uma experiência fora do cotidiano.