18/04/2018: Aula aberta sobre Inovação e Tecnologias Interativas no Ensino em Odontologia e na Saúde: o desafio da escalabilidade com qualidade

Aula aberta da Disciplina de Teleodontologia com a Profa. Dra. Ana Emília Figueiredo de Oliveira com o tema:

Dia 18 de abril (quarta) –  08h30 as 10h30hs

Local: Anfiteatro da Ortodontia

“Inovação e Tecnologias Interativas no Ensino em Odontologia ena Saúde: o desafio da escalabilidade com qualidade”

A Profa. Ana Emília coordena a Universidade Aberta do SUS da Universidade Federal do Maranhão (UNASUS-UFMA), com a qual a FOUSP tem um Acordo de Cooperação, dentro do qual já oferecemos o curso EAD Odontologia para pacientes com comprometimento sistêmico” e estamos oferecendo agora o de ” Saúde Bucal da Gestante”. Ela também coordena o Grupo SAITE.

O Grupo SAITE (Saúde, Inovação, Tecnologia e Educação) é um grupo de pesquisa registrado no CNPq e certificado pela Universidade Federal do Maranhão focado no desenvolvimento de pesquisa e tecnologia nas áreas da saúde e educação. Sua atuação está pautada no desenvolvimento de recursos educacionais inovadores com utilização de tecnologia para permitir uma gestão competente do processo educacional desde a produção do conteúdo, passando pela operacionalização do curso até finalizar na oferta e avaliação da aprendizagem do aluno. Atualmente o Grupo trabalha com três produtos principais: o AVA Saite, Saite Store e a Saitebooker que proporcionam aos seus usuários uma experiência prática de construção e acesso a conteúdo.

• A Saitebooker é uma ferramenta gratuita de autoria para criação de livros digitais responsivos compatíveis para os sistemas operacionais iOS e Android. Totalmente na nuvem, o usuário tem a possibilidade de desenvolver seus livros digitais de forma intuitiva, rápida e sem a necessidade de conhecimentos avançados em informática.
  • O Ava Saite é ambiente virtual de aprendizagem com suporte a itinerários formativos onde o aluno realiza cursos de forma individual ou na totalidade da área temática. O ambiente certifica o discente tanto pela totalidade de cursos realizados em uma área temática como pelo curso individual. Totalmente customizado, este ambiente pode ter novas funções agregadas a suas funcionalidades, bem como sua interface pode ser modificada.
  • A Saite Store é uma loja virtual gratuita de E-books Interativos que concentra conteúdo, categorizado por áreas temáticas, e disponibiliza livros produzidos na SaiteBooker. Com o aplicativo o usuário tem a possibilidade de baixar o livro escolhido e ter acesso ao mesmo sem necessidade de internet. Os livros baixados são organizados na área de biblioteca pessoal “Meus e-books” para fácil acesso. A loja é totalmente compatível com outros formatos como e-pub e pdf. Desde sua criação, o grupo desenvolve diversos projetos vinculados à UNASUS/UFMA. Estes trabalhos concretizaram mais de 30 livros com padrão ISBN, 35 sistemas e games desenvolvidos, dos quais 29 com registros no INPI, e no biênio 2016/2017 atingiram a marca de mais de 240.000 matrículas ativas nos cursos da UNA-SUS/UFMA