(Português) Odontologia da USP ocupa a 15º posição mundial no QS Ranking

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

É a melhor posição alcançada pela Universidade desde que o ranking começou a ser publicado

Prédio da Reitoria – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

A USP é a 118ª melhor universidade do mundo, de acordo com o QS World University Ranking, divulgado no dia 6 de junho pela consultoria britânica especializada em ensino superior Quacquarelli Symonds. Subindo três posições em relação ao ano passado, essa é a melhor colocação alcançada pela Universidade desde que o ranking começou a ser publicado, em 2004.

Além da USP, outras 21 instituições brasileiras foram classificadas entre as melhores. A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) ficou na 204ª posição, seguida da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na 361ª, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), na 464ª, e da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, na 491ª colocação.

No topo da lista está o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês) – que lidera o ranking pelo sétimo ano consecutivo –, seguido da Universidade de Stanford (2º), da Universidade de Harvard (3º) e do Instituto de Tecnologia da Califórnia (4º), todas instituições norte-americanas. A Universidade de Oxford, do Reino Unido, completa a relação das cinco melhores.

QS World University

Publicado desde 2004 pela Quacquarelli Symonds – organização internacional de pesquisa em educação, especializada em instituições de ensino superior –, o ranking avaliou mais de 4 mil universidades do mundo todo, de acordo com seis indicadores: reputação acadêmica, reputação entre empregadores, proporção de professor para estudante, citações científicas, número de estudantes estrangeiros e corpo docente internacional.

Em dois desses indicadores o desempenho da Universidade se destaca. No quesito Reputação acadêmica, que avalia a importância que a comunidade acadêmica global dá para o ensino, a pesquisa e o ambiente acadêmico de cada instituição, a Universidade atingiu a 49ª maior pontuação; já em Reputação entre empregadores, que reflete a opinião dos empregadores sobre a qualidade da formação profissional oferecida, a USP ficou na 73ª posição.

Além da classificação geral, a USP também sobressai nos rankings específicos da instituição. No QS World University Rankings by Subject, divulgado no dia 28 de fevereiro, a USP ficou entre as melhores universidades do mundo em 41 das 48 áreas de concentração avaliadas – e, em dez áreas, ela ficou entre as 50 melhores do mundo: Odontologia (15ª posição); Ciências do Esporte (20ª); Arquitetura (28ª); Arte & Design (31ª); Engenharia de Minérios e Minas (33ª); Agricultura e Silvicultura (36ª); Línguas Modernas (42ª); Antropologia (46ª); Ciência Veterinária (47ª); e Direito (50ª).

Skip to content