(Português) 4o Congresso de Graduação da USP

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

O 4º Congresso de Graduação da USP acontecerá nos dias 04 e 05 de julho no Auditório do Centro de Difusão Internacional (CDI), Campus Butantã, São Paulo. No segundo dia desta edição do evento teremos workshops e oficinas paralelos com temas relacionados ao ensino de graduação. Tais atividades foram elaboradas para grupos menores de participantes, privilegiando a interação e a troca de informação. Por este motivo as vagas são limitadas.

As atividades oferecidas abordam os seguintes temas:

 

Dia 05/07 as 9hs

Workshop Práticas de Ensino Extramuros na USP: O papel das atividades extramuros com interação direta entre o aluno de graduação e a comunidade é fundamental para o desenvolvimento de habilidades e atitudes complementares, que não são facilmente adquiridas dentro da sala de aula. Este workshop terá como objetivos apresentar o novo programa da PRG – Aprender na Comunidade; discutir estratégias já consolidadas de aprendizado na comunidade em diferentes unidades da USP; e fomentar a discussão entre professores envolvidos em diferentes atividades de ensino de graduação na comunidade buscando maior integração e interdisciplinaridade.

Coordenação / Mediação – Prof. Dr. Luiz Fernando Ferraz da Silva  (FM)

Duração: 1hora

 

Dia 05/07 as 13:30hs

Workshop Cátedra Olavo Setúbal: Olhares sobre o ensino de graduação a partir da adoção de ações afirmativas pela Universidade: Neste debate a professora Eliana, Titular da Cátedra Olavo Setúbal de Arte, Cultura e Ciência, trará a tona como as ações afirmativas em universidades tem contribuído para uma universidade mais democrática e mais plural, expondo também seus impactos e desafios.

Organizadora e moderadora: Profa. Eliana Sousa Silva

Duração: 2 horas

 

Oficina 1) Plataforma e-Disciplina: Nesta oficina, de nível introdutório, você irá aprender de uma forma bem prática e direta como explorar todo o potencial desta versátil ferramenta para a modernização das disciplinas presenciais, ou na criação de um ambiente virtual de aprendizagem completo e dinâmicos.

Ministrante: Prof. Sérgio Ricardo Muniz (IFSC)

Duração: 2:30 horas

 

Oficina 2) Uso da Plataforma e-Aulas para Aula Invertida – Experiência e Produção de Mídia: Esta oficina apresentará o sistema de videoaulas da USP e suas funcionalidades, demonstrando as várias possibilidades de uso desta ferramenta como apoio ao ensino, utilizando as novas metodologias de aprendizagem. A oficina dará também uma visão geral de produção audiovisual.

Ministrante: Profa. Regina Melo Silveira (EP), com participação do Prof. José Roberto Cardoso (EP)

Duração: 2:30 horas

 

Oficina 3) Jogos Digitais em Ensino Superior – Abordagens de cocriação e apropriação da tecnologia: A aprendizagem baseada em jogos digitais se insere no conjunto das metodologias ativas de ensino e aprendizagem, tendo sido discutida por vários autores nas últimas duas décadas. No ensino superior, existem iniciativas principalmente associadas a jogos de simulação e à programação de jogos como exercício para tópicos de programação de computadores. Nessa oficina, pretende-se discutir esse panorama e também outras possibilidades existentes com a disseminação de ferramentas para a criação e prototipação de jogos digitais. Espera-se com isso ampliar a adoção de jogos para aprendizagem no repertório dos docentes. 50 vagas

Ministrante: Prof. Ricardo Nakamura (EP)

Duração: 3 horas

 

Oficina 4) O uso da ABP e outras metodologias ativas de aprendizagem no ensino superior: A incorporação de metodologias ativas de aprendizagem como a aprendizagem baseada em problemas e por projetos, o design thinking e a cultura maker, aliada ao uso de tecnologias colaborativas, permitem a reinvenção dos modelos de ensino na graduação. Esta oficina mostrará exemplos de como isso vêm ocorrendo na EACH, e levará os participantes a desenvolverem experiências práticas de uso de tais processos no desenvolvimento de projetos de ensino e aprendizagem.

Ministrante: Prof. Ulisses Araujo (EACH)

Duração: 3 horas

 

Oficina 5) Aprendizagem ativa Scale-up – Experiência prática em disciplinas de física: Nessa oficina vamos falar mais sobre o método Scale-up, exemplificando-o na prática, através de atividades práticas tipo “mão na massa”, tanto a dinâmica inovadora de aula como exemplos  de atividades realizadas em classe. Embora o tema seja física, a oficina é acessível a docentes de qualquer área que tenha interesse no método, que tem sido adaptado para diversas disciplinas das ciências exatas e biológicas, bem como de humanidades.

Ministrante: Profa. Carmen Pimentel Cintra do Prado (IF)

Duração: 2 horas

 

Oficina 6) Ferramentas Google para suporte ao Ensino: A oficina explorará as ferramentas Google disponíveis através do convenio que permite o uso dos recursos que compõem a ferramenta G Suite for Education.

Ministrante: Profa. Giovana Machado Boer (FM)

Duração: 2 horas

 

Oficina 7) Metodologia baseada Projetos no Ensino Superior: A oficina apresentará a metodologia de projetos para uso em sala de aula, envolvendo metodologias ativas, inovação tecno educativa e gestão de projetos. Serão apresentados Projetos Integradores desenvolvidos com alunos do Ensino Superior de cursos de graduação e pós-graduação e, ao final, os participantes serão convidados a elaborar um projeto disciplinar ou interdisciplinar.

Ministrante: Profa. Ana Cláudia Loureiro (EACH)

Duração: 2:30 horas

 

Convidamos o(a)s senhores(as) a participar de uma destas atividades, realizando sua inscrição prévia no endereço: https://congressograduacao.usp.br/workshops-e-oficinas/

Skip to content