(Português) Projeto de Integração de Ensino-Serviço realiza mais uma atividade na FOUSP

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Na manhã de 27 de junho, cirurgiões-dentistas da Saúde Pública de toda a Grande São Paulo vieram a faculdade em busca de conhecimento. O Projeito de Integração de Ensino-Serviço, coordenado pelos Professores Doutores Marcelo José Strazzeri Bönecker e Ana Estela Haddad, disponibiliza palestras, nas quais se aborda tópicos clínicos importantes da odontologia.

A primeira a ministrar no pequeno curso foi a Dra. Anna Carolina Volpi Mello de Moura. Especialista em endodontia, área que lida com a parte interna do dente, ela discorreu sobre o tratamento de canais em crianças. Para tanto, explicou a diferença dos dentes decíduos, popularmente conhecidos como dentes de leite, para os permanentes. Essas distinções demandam habilidades específicas do cirurgião-dentista nos diagnósticos, tal como na realização do procedimento.

Ao fim desta aula, quem assumiu o curso foi a Profa. Dra. Ana Estela, que continuou a falar sobre odontopediatria, só que, desta vez, com enfoque no âmbito cirúrgico. À vista disso,  a docente valorizou muito o pré-diagnóstico do cirurgião-dentista antes de qualquer procedimento operatório, uma vez que, no caso de crianças, o caráter provisório de sua dentição muitas vezes dispensa a intervenção. Além disso, o organismo mais frágil dos pacientes, nesse tipo de atendimento, pode atrapalhar a recuperação. E depois, explicou alguns casos importantes onde a ação cirúrgica é necessária.

Terminada a manhã de aprendizado, os visitantes foram satisfeitos com o certificado do curso entregue pelo Professor Marcelo Bönecker, uma série de materiais úteis no seu dia a dia como cirurgiões-dentistas, e, mais importante, o novo conhecimento.

 

Skip to content