Pró-Reitoria de Graduação lança edital para apoiar projetos extramuros

A ideia é apoiar ações já existentes e incentivar a criação de projetos que envolvam os estudantes com a comunidade

O Projeto Bandeira Científica, que oferece assistência e desenvolve ações para melhorar as condições de saúde de localidades vulneráveis no Brasil, é uma das iniciativas que poderão ser contempladas pelo edital – Foto: Divulgação

A Pró-Reitoria de Graduação (PRG) lançou, no dia 18 de junho, o Programa Aprender na Comunidade, com o objetivo de apoiar as ações de estudantes da USP fora dos muros da Universidade, reunindo diferentes competências e habilidades e ampliando a interação com a comunidade.

“A ideia é identificar e apoiar as iniciativas que já existem na USP – como o Projeto Bandeira Científica, coordenado pela Faculdade de Medicina – e incentivar a criação de novos projetos que promovam tanto a interdisciplinaridade, ou seja, a integração de várias áreas do conhecimento, quanto a transdisciplinaridade, a interação direta com a comunidade”, explica o pró-reitor de Graduação, Edmund Chada Baracat.

O programa conta com a participação das Pró-Reitorias de Pesquisa, de Pós-Graduação e de Cultura e Extensão Universitária.

Ao todo, serão empenhados recursos orçamentários da PRG no valor de até R$ 1 milhão, distribuídos de acordo com a categoria dos projetos selecionados. Os recursos são destinados para cobrir gastos de custeio, bolsas para os estudantes de graduação e para desenvolvimento das atividades relacionadas ao projeto.

O edital será anual e as atividades dos projetos devem ser iniciadas em outubro.

Presença na sociedade

Pró-reitor de Graduação, Edmund Chada Baracat – Foto: Marcos Santos / USP Imagens

Os projetos, que devem ter caráter interdisciplinar e estar alinhados aos projetos pedagógicos dos cursos, poderão ser submetidos em uma das três categorias: Projetos Específicos (projetos novos ou já existentes que envolvam um ou mais cursos de uma Unidade), Projetos Integrados (projetos novos ou já existentes que tenham impacto na comunidade e envolvam várias Unidades) e Projetos Consolidados (projetos já regulares, que tenham grande impacto e envolvam vários cursos e Unidades).

Baracat lembra que, assim como o Programa Vem pra USP!, que tem o objetivo de apresentar a USP para os estudantes do ensino médio de escolas públicas, o Programa Aprender na Comunidade reforça a presença da Universidade na sociedade. “Tanto a USP quanto os nossos estudantes têm uma responsabilidade social, um compromisso. Projetos como esses fortalecem nossos vínculos com a comunidade e também incrementam a formação de nossos alunos, que têm a oportunidade de aplicar o conhecimento técnico e, ao mesmo tempo, vivenciar a realidade da nossa população. Dessa maneira, não estamos apenas formando profissionais, estamos formando cidadãos mais competentes”, afirma.

As inscrições podem ser feitas até o dia 17 de agosto, pelos coordenadores dos projetos. O edital completo e o formulário de inscrição estão disponíveis na página da Pró-Reitoria.

Edital_AprendernaComunidade_2018

Formula?rioAprendernaComunidadePRG

Skip to content