Laboratório de Apoio Técnico

Responsável: Profa. Dra. Tomie Toyota de Campos

Nas disciplinas Prótese Fixa e Prótese Removível, o Laboratório é utilizado para a confecção de modelos didáticos em gesso, utilizados em aulas práticas. Na disciplina de Prótese Total, realiza-se no Laboratório a confecção das próteses totais para a Clínica de Graduação de Prótese Total II, Curso de Reabilitação Oral e Clínica Over. No Laboratório também é feita a inclusão, prensagem e polimentos de Prótese Total e PPR provisória do Projeto Envelhecer Sorrindo e do CAPE. Há ainda a confecção de modelos em gesso, grampos metálicos, cera, lixas e polimerização dos trabalhos dos alunos das aulas práticas de Prótese Total I.

Realizam apoio aos casos mais complexos de atendimentos de pacientes onde os técnicos de prótese junto com os professores trocam informações na solução dos casos clínicos.

Laboratório de Pesquisa

Responsável: Profa. Dra. Tomie Toyota de Campos

O Laboratório de Pesquisa é um espaço destinado ao desenvolvimento de projetos de pesquisa dos cursos de mestrado, doutorado, iniciação científica e apoio às atividades didáticas do departamento de Prótese e também de outros departamentos. Este Laboratório de Pesquisa foi equipado com verba da FOUSP e de agências de fomento, como CAPES, CNPq e FAPESP e de doações de empresas.

No Projeto Envelhecer Sorrindo são desenvolvidos testes de simulação clínica em projeto de pesquisa sobre próteses termoplásticas. Auxiliando no desenvolvimento de protocolos para apoio nas pesquisas clínicas e na confecção de corpos de prova das pesquisas laboratoriais. Existem duas máquinas de injeção de resinas termoplásticas: VH (onde resina de polipropilenos é utilizada) e Deflex (onde resina de poliamida é utilizada). Ainda há uma máquina de ciclagem térmica e outra mecânica utilizadas nos testes de resistência e envelhecimento dos corpos de prova.

O parque de equipamentos é amplo e diversificado e dentre os mais requisitados, citamos: Balança Eletrônica  de Precisão Balança Eletrônica  de Precisão, Centrífuga Motorcast Centrífuga Motorcast, Máquina para Ensaio de Ciclagem Térmica, Máquina para Ensaio de Ciclagem Mecânica, Estufa de cultura  – pequena, Estufa para secagem e esterilização, Estufa Bacteriológica, Aparelho de eletrólise Wieland,  Aparelho Misturador e Espatulador à Vácuo,  Forno de fundição, Centrífuga Motorcast, Fresadora para Prótese Dentária F3 Super, Plastificador  à Vácuo Plastva C-P7, Microscópio Óptico de Medição, Câmera para observação em microscópio, Microscópio Esteroscópio Cós 2 Bez,  Plastificador  à Vácuo Plastva C-P7, Aparelho de Eletrodeposição, Aparelho de Fotoelasticidade, Refletor – Fotoelasticímetro 1 e 2, Versatest  Mecmesin, Aparelho de Laser Twin Flex, Medidor de Potencial Laser Check, Medidor de Potencial Laser Check, Motor para cirurgias de implantodontia Smart, Torquímetro digital modelo HOO 4011, entre outros.

Laboratório de Prótese

Responsável: Profa. Dra. Tomie Toyota de Campos

O Laboratório de Prótese tem duas finalidades: Apoio técnico e apoio didático.

O apoio técnico se dá realizando os serviços protéticos para as Clínicas das Disciplinas e Centros de atendimento.

O apoio didático se dá realizando modelos de gesso didáticos para uso em aulas da Graduação. Também na construção de materiais impressos tanto para pesquisa quanto didáticos.

Na disciplina de Prótese Total I confecciona os modelos anatômicos e funcionais em que os alunos realizam os exercícios que simulam todos os passos para a confecção de prótese total.

Na disciplina de Prótese Removível I confecciona os modelos que simulam as mais variadas situações para que os alunos aprendam a realizar todos os passos para a confecção da prótese removível, desde o delineamento até a simulação do preparo de boca e confecção de técnicas de transferência. Na disciplina de Prótese Fixa I confecciona os modelos que simulam os movimentos funcionais e dentes individuais para a simulação dos preparos dentais para prótese fixa.