Palestra aborda novas possibilidades de saúde bucal

O Centro de Pesquisas Clínicas (CEPEC) ofereceu a palestra “Avanço de Materiais Bioativos com Tecnologia Giomer e seu Benefícios Clínicos”, no Anfiteatro Myaki Issáo. Ministrada pelo Dr. Toshiyuki Nakatsuka, na terça-feira, 02 de outubro, a conferência revelou os muitos benefícios do Surface Pre-Reacted Glass Ionomer Filler (S-PRG), um ionômero de vidro diferenciado por suas ações antibacterianas, tamponantes e o uso do estrôncio como fortificante dental e ósseo. Giomer são todos os produtos da marca que têm o S-PRG em sua fórmula.

Os docentes Profa. Dra. Daniela Raggio, Prof. Dr. José Carlos Imparato e  Prof. Dr. Marcelo Bönecker organizaram o evento junto à empresa japonesa, a qual focou os alunos de pós-graduação.

Apresentando-se como Mr. Giomer, Dr. Toshiyuki Nakatsuka revela sua esperança no sucesso de sua criação, uma vez que a adota até como epônimo. Com o intuito de explicar suas ideias, o desenvolvedor da Shofu regressou às gueixas de Kyoto, as quais tingiam seus dentes de preto por quesitos estéticos. Notou-se, todavia, que a dentição de mulheres bem mais velhas, que adotavam o método, tinha maiores chances de se manter intacta. Em vista disso, surgiu um dos primeiros processos de prevenção anti-cárie.

O passar dos anos trouxe à tona diversos fármacos do segmento, como o fluoreto de diamina de prata, substituída em razão de alguns efeitos colaterais e agentes mais eficientes. Nessa ânsia por desenvolvimento o Mr. Giomer foi atrás de novas possibilidades, até chegar ao compósito atual, diferenciado dos demais por liberar íons múltiplos, cada qual com seu respectivo efeito positivo.

O S-PRG pode ter várias formas de aplicação. O criador do material deu ênfase às resinas, visto que, segundo ele, a interface entre resina e cavidade (fruto de lesão cariosa) é uma área sensível a infecções bacterianas. Apesar disso, ele não deixou de falar das expectativas de vê-los no cotidiano, como em dentifrícios e enxaguantes bucais, pois o seu objetivo é atender justamente quem está em casa.

O pesquisador apontou, de mesma forma, outras propriedades interessantes de seu produto, como a ação do estrôncio, presente em cremes dentais voltados à sensibilidade dos dentes. Além de agirem sobre os microtúbulos, enalteceu o fortalecimento ósseo, assentado no uso do elemento químico em tratamento de doenças como a osteoporose.

Mr Giomer mostrou mais uma série de materiais, reforçando a versatilidade do seu ionômero. Porém, em sua ânsia de cientista, convocou os presentes à ajudá-lo em sua busca por novas aplicações do S-PRG, enquanto contava sua parceria com 29 universidades no Japão. Muito aberto, ofereceu a oportunidade da FOUSP desenvolver pesquisas de ponta com esse novo compósito.

Os docentes e pós-graduandos, muito empolgados, fizeram perguntas sobre a forma de ação do compósito, e outros possíveis efeitos, supostos devido às explicações do doutor. Logo após, o pessoal da Shofu ofereceu um workshop para o manuseio de materiais bioativos, onde o próprio pesquisador foi bastante solícito.