Curso de Pesquisas Clínicas promovido pelo CEPEC

O CEPEC promoveu no dia 04 de outubro de 2018, o sexto Curso de Pesquisas Clínicas ministrado pelo Prof. Marcos Brito Corrêa, Professor Adjunto da Disciplina de Cariologia e Coordenador de Pesquisa  Universidade Federal de Pelotas – UFPel. Em sua abertura, o Vice Diretor, Prof. Dr. Giulio Gavini, agradeceu a presença de todos e enalteceu o importante papel da pesquisa na área da odontologia.

O tema do curso foi Practice-Based Research ou Pesquisa baseada na prática, que é um tema bastante discutido na atualidade. Ele esclareceu pontos importantes relacionados às vantagens e desvantagens desse tipo de pesquisa, assim como mostrou como a importância de formações de rede (Network) e consolidação das mesmas.

Nessas pesquisas, os clínicos assumem papel fundamental em relação às perguntas e à coleta dos dados, utilizando os prontuários. Foi uma manhã produtiva e bastante esclarecedora, ampliando nossa visão e proporcionando outras ideias de pesquisa a nossos alunos e professores.