(Português) Próximas etapas para identificadores de Organizações e a ORCID

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Link: http://www.sibi.usp.br/?p=29143
Submetido por 
Veronique Kiermer em Ter, 2018-09-25 

A matéria original está disponível em inglês no Blog da ORCID.(https://orcid.org/blog/2018/09/25/) e intitulada Next Steps for ORCID and Organization Identifiers.

Os identificadores da organização são um componente-chave da visão da ORCID – eles permitem que os pesquisadores conectem suas atividades com precisão às organizações onde essas atividades ocorrem. Essas conexões, por sua vez, tornam os dados e serviços ORCID mais ricos, mais confiáveis e mais úteis para pesquisadores, membros da ORCID e usuários nos setores acadêmico, financeiro e editorial.

A ORCID tem usado identificadores de organizações desde 2013, mas, percebendo as limitações das soluções disponíveis, estávamos entre os que pediam uma iniciativa de identificador de organização aberta. Em 2015, formou-se um Grupo de Trabalho de ID de Organização, liderado por um grupo formado pelos diretores executivos da Crossref, DataCite e da própria ORCID. Esse grupo desenvolveu um conjunto de princípios preliminares para governança de Registro e requisitos de produto, que foram liberados para comentários públicos e seguidos por uma reunião de partes interessadas em janeiro de 2018. Pelo menos em parte devido a esses esforços colaborativos, o panorama dos identificadores da organizaçãomudou substancialmente para melhor nos últimos dois anos.

Dito isto, mais trabalho é necessário para atender a todos os princípios acordados pelo Grupo de Trabalho. A Crossref e o DataCite, juntamente com outras partes interessadas, estão agora trabalhando em uma proposta para lançar e gerenciar um registro de identificador de organização independente aberto. Estamos satisfeitos que este esforço está sendo feito e, embora continuemos a apoiar ativamente esse trabalho, decidimos não participar diretamente por dois motivos. Primeiro, consideramos que a Crossref e o DataCite têm a iniciativa bem à mão. Segundo, nos próximos dois anos, precisamos simplesmente concentrar nossos recursos limitados na ampliação de nossos serviços e alcançar a sustentabilidade financeira.

Para a organização ORCID, o caso de uso de um registro de identificador de organização aberto está enraizado em nosso compromisso de usar soluções que suportam nossos princípios de abertura e transparência e que atendem às necessidades de nossa comunidade – o que chamamos de práticas FAIR PID:

  • Abertura: incluindo assessoria ou estrutura de governança liderada pela comunidade
  • Garantias de persistência em longo prazo: abordando a disponibilidade em longo prazo de dados, ferramentas e APIs, incluindo a resolução do identificador
  • Modelo de negócio sustentável: no qual as partes interessadas existentes podem participar de forma eficiente
  • Agência organizacional: incluindo opções para as organizações gerenciarem seu registro de identificador

A ORCID continuará a se envolver e apoiar os provedores de identificadores de organizações que se esforçam para atender a esses princípios abertos.

Artigos relacionados

Blog

Skip to content