Primeira Semana de Conscientização FOUSP – Pacientes Gestantes

     A penúltima palestra da Semana de Conscientização FOUSP aconteceu no dia 25 de outubro de 2018. Dessa vez, o tema discutido foi o Tratamento de Pacientes Gestantes. A doutora Gabriela Oliveira Berti foi convidada para discutir a temática, e deu praticamente uma aula sobre o assunto.

     Em primeiro lugar, a doutora optou por explicar a ordem de cuidados que o dentista deve ter com as gestantes. Segundo ela, o tratamento certo seria: educar, prevenir, motivar e por último e apenas se necessário, tratar. Ela reforçou a importância da orientação da mãe e do ciclo familiar do bebê na conquista de uma saúde bucal saudável futuramente.

    Outra questão foi à relevância do pré-natal odontológico. A doutora explicou os riscos que alterações periodontais podem causar à gestação e da importância de ter um acompanhamento desde a vida uterina. Além disso, ela enfatizou a necessidade de um trabalho conjunto com outros médicos, principalmente obstetras e psicólogos, uma vez que ansiedade e estresse também podem causar problemas no bebê.

     Por último, a doutora relatou formas seguras de fazer um tratamento odontológico em pacientes nessa condição, e ainda esclareceu alguns mitos sobre o assunto.

Texto e fotos por Gabrielle Torquato

Skip to content