Saiu na Mídia: A SAÚDE BUCAL NA PRÁTICA DE ESPORTES. ENTENDA ESSA RELAÇÃO

Praticar esportes é um hábito que faz muito bem para a saúde e bem-estar. Para quem realmente investe na vida de atleta, manter uma alimentação equilibrada e cuidar da saúde geral é imprescindível. Você sabia que, além das outras partes do corpo, ter atenção à saúde bucal também é fundamental para quem pratica esportes? Por isso, desde 2015, a Odontologia do Esporte passou a ser considerada uma especialidade pelo Conselho Federal de Odontologia. Entenda melhor essa relação!

PROBLEMAS ENVOLVENDO A SAÚDE BUCAL PODEM PREJUDICAR O RENDIMENTO DE ATLETAS

Quando falamos da saúde de um atleta, costumamos pensar na sua respiração, alimentação e bom condicionamento físico, mas poucas vezes lembramos da saúde bucal, uma parte tão importante do corpo e que pode exercer influências na vida de um esportista. Ao contrário do que se possa pensar, o dentista Reinaldo Brito e Dias afirma que existe uma íntima relação entre uma adequada condição bucal e o rendimento do atleta na prática do esporte. “O seu desempenho pode ser comprometido pela presença dos mais variados problemas bucais”, alerta.

AS CONSEQUÊNCIAS DE PROBLEMAS BUCAIS NA SAÚDE E DESEMPENHO DE UM ATLETA

“Entre os de maior incidência são os endodônticos e periodontais”, afirma Reinaldo. A falta de disposição ou noites mal dormidas causadas por uma dor de dente são fatores que podem comprometer e muito o rendimento nos esportes. Além disso, no caso da periodontite, a presença de bactérias no corpo pode avançar para outras doenças mais graves, além de promover maior dificuldade em se recuperar de lesões. O dentista Sérgio Siqueira Júnior, alerta também para as consequências no caso da perda de um dente por problemas bucais. “Atletas com ausência de dentes têm problema na mastigação e, consequentemente, de nutrição”, explica ele.

COMO DEVEM SER OS CUIDADOS COM A SAÚDE BUCAL PARA QUEM PRATICA ESPORTES?

Os cuidados com a saúde bucal praticados por quem faz esportes, primeiramente, deve ser o mesmo que para qualquer outra pessoa. Uma alimentação equilibrada, higiene bucal adequada escovando os dentes após as refeições e usando fio dental diariamente. Também é fundamental manter consultas regulares com o dentista, para profilaxia e prevenção. Além disso, certos esportes necessitam do uso de protetores bucais, para evitar possíveis fraturas.

Publicado em Sorrisologia no dia 17/10/2018

Skip to content