Faculdade de Ciências Farmacêuticas presta homenagem à FOUSP

O Diretor da Faculdade de Odontologia, Prof Dr. Rodney Garcia Rocha, participou no dia 9 de novembro de 2018 de uma Sessão Solene em comemoração aos 120 anos da criação da Faculdade de Ciências Farmacêuticas na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo. Em discurso, o Diretor relembrou anos de parceria entre as instituições e recebeu um diploma de honra ao mérito pelos 62 anos de convivência como uma única unidade de ensino com a Faculdade de Ciências Farmacêuticas.

Discurso:

Sessão Solene em Comemoração aos 120 anos da Faculdade de Ciências Farmacêuticas

09/11/2018

Muito me honra, como Diretor da Faculdade de Odontologia, participar desta data Comemorativa da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo.

Saúdo e cumprimento a Prof. Dra. Primavera Borelli, Diretora, que em seu nome cumprimento também os Professores, estudantes, servidores e convidados, enfim, toda a comunidade das Ciências Farmacêuticas aqui presentes pelos 120 anos dessa Instituição que tem História e Liderança no ensino de Farmácia em nosso País.

Nenhuma Instituição se consolida por 120 anos se não estiver apta a perceber os desafios, as inquietações, a formular soluções e alternativas e se transformar com o tempo.

Em 07 de dezembro de 1900, a Congregação da Escola Livre de Pharmácia, que funcionava na Rua Brigadeiro Tobias, número 01, na cidade de São Paulo, aprovou a criação da cadeira de Prótese dentária.

Em 1901, essa “Escola Livre de Pharmácia” passou também a oferecer o curso de Obstetrícia e, em 1902, recebeu a designação de “Escola de Farmácia, Odontologia e Obstetrícia.”

Em 1904, foi lançada a pedra fundamental do novo Edifício da Escola, na Rua Três Rios, no Bairro da Luz – Bom retiro, onde se instalou, e, a partir daí, os diplomas expedidos – farmacêuticos, cirurgiões-dentistas e obstetras – passaram a ter “equivalência federal”, isto é, validade em todo o território nacional.

Em 1932, essa Escola, após um período nebuloso, passou por intervenção do Governo Estadual, com o sequestro de seus bens.

Mas, em 1933, tendo à frente o Professor Benedito Montenegro, encarregado de reestruturar a instituição, importantes avanços na moralização e evolução do ensino, a fez ressurgir, agora, como faculdade de Farmácia e Odontologia. Desde então, o poder público estadual assumiu sua administração.

Em 1934, o Dr. Armando Salles de Oliveira, Interventor Federal no Estado de São Paulo, juntamente com um grupo de intelectuais e empreendedores de diversas atividades econômicas, fundou a Universidade de São Paulo, sob Direção ainda do Prof. Benedito Montenegro.

Optou-se por criar uma nova Instituição surgindo a Faculdade de Farmácia e Odontologia da Universidade de São Paulo.

Já em 1962, iniciou-se um processo de separação. Um decreto do Governador Carvalho Pinto desmembrou-a em duas unidades: Faculdade de Farmácia e Bioquímica e Faculdade de Odontologia. A Faculdade de Farmácia e Bioquímica foi para o Altos da Cidade Universitária, no Butantã; a Odontologia ficou na Rua Três Rios. Moramos e partilhamos o mesmo teto por aproximadamente 75 anos.

Portanto, cabe-nos, neste momento, após esta breve referência histórica, agradecer pelos valores agregados e o convívio salutar nesses anos todos. À Faculdade de Ciências Farmacêuticas a Gratidão de nossa Instituição.

Que a Faculdade de Ciências Farmacêuticas mantenha sempre o compromisso com a qualidade intelectual. Social e ética. Um futuro de mais de 120 anos. Que continue com seus êxitos e que os laços que nos uniram estejam sempre presentes.

Obrigado