(Português) Faculdade de Ciências Farmacêuticas presta homenagem à FOUSP

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

O Diretor da Faculdade de Odontologia, Prof Dr. Rodney Garcia Rocha, participou no dia 9 de novembro de 2018 de uma Sessão Solene em comemoração aos 120 anos da criação da Faculdade de Ciências Farmacêuticas na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo. Em discurso, o Diretor relembrou anos de parceria entre as instituições e recebeu um diploma de honra ao mérito pelos 62 anos de convivência como uma única unidade de ensino com a Faculdade de Ciências Farmacêuticas.

Discurso:

Sessão Solene em Comemoração aos 120 anos da Faculdade de Ciências Farmacêuticas

09/11/2018

Muito me honra, como Diretor da Faculdade de Odontologia, participar desta data Comemorativa da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo.

Saúdo e cumprimento a Prof. Dra. Primavera Borelli, Diretora, que em seu nome cumprimento também os Professores, estudantes, servidores e convidados, enfim, toda a comunidade das Ciências Farmacêuticas aqui presentes pelos 120 anos dessa Instituição que tem História e Liderança no ensino de Farmácia em nosso País.

Nenhuma Instituição se consolida por 120 anos se não estiver apta a perceber os desafios, as inquietações, a formular soluções e alternativas e se transformar com o tempo.

Em 07 de dezembro de 1900, a Congregação da Escola Livre de Pharmácia, que funcionava na Rua Brigadeiro Tobias, número 01, na cidade de São Paulo, aprovou a criação da cadeira de Prótese dentária.

Em 1901, essa “Escola Livre de Pharmácia” passou também a oferecer o curso de Obstetrícia e, em 1902, recebeu a designação de “Escola de Farmácia, Odontologia e Obstetrícia.”

Em 1904, foi lançada a pedra fundamental do novo Edifício da Escola, na Rua Três Rios, no Bairro da Luz – Bom retiro, onde se instalou, e, a partir daí, os diplomas expedidos – farmacêuticos, cirurgiões-dentistas e obstetras – passaram a ter “equivalência federal”, isto é, validade em todo o território nacional.

Em 1932, essa Escola, após um período nebuloso, passou por intervenção do Governo Estadual, com o sequestro de seus bens.

Mas, em 1933, tendo à frente o Professor Benedito Montenegro, encarregado de reestruturar a instituição, importantes avanços na moralização e evolução do ensino, a fez ressurgir, agora, como faculdade de Farmácia e Odontologia. Desde então, o poder público estadual assumiu sua administração.

Em 1934, o Dr. Armando Salles de Oliveira, Interventor Federal no Estado de São Paulo, juntamente com um grupo de intelectuais e empreendedores de diversas atividades econômicas, fundou a Universidade de São Paulo, sob Direção ainda do Prof. Benedito Montenegro.

Optou-se por criar uma nova Instituição surgindo a Faculdade de Farmácia e Odontologia da Universidade de São Paulo.

Já em 1962, iniciou-se um processo de separação. Um decreto do Governador Carvalho Pinto desmembrou-a em duas unidades: Faculdade de Farmácia e Bioquímica e Faculdade de Odontologia. A Faculdade de Farmácia e Bioquímica foi para o Altos da Cidade Universitária, no Butantã; a Odontologia ficou na Rua Três Rios. Moramos e partilhamos o mesmo teto por aproximadamente 75 anos.

Portanto, cabe-nos, neste momento, após esta breve referência histórica, agradecer pelos valores agregados e o convívio salutar nesses anos todos. À Faculdade de Ciências Farmacêuticas a Gratidão de nossa Instituição.

Que a Faculdade de Ciências Farmacêuticas mantenha sempre o compromisso com a qualidade intelectual. Social e ética. Um futuro de mais de 120 anos. Que continue com seus êxitos e que os laços que nos uniram estejam sempre presentes.

Obrigado

 

Skip to content