Magnífico Reitor participa de conversa com docentes da unidade

Na tarde do dia 12 de novembro de 2018, o Magnífico Reitor, Prof. Dr. Vahan Agopyan, foi recebido pelo Diretor da FOUSP, Prof. Dr. Rodney Garcia Rocha e pelo Vice-Diretor Prof. Dr. Giulio Gavini, para uma conversa informal com os membros da Congregação.

Após um breve panorama sobre a questão orçamental da universidade até 2021, ele enfatizou a proposta de um planejamento plurianual. Sobre contratação de novos docentes, há uma proposta para 250 novos cargos, enquanto ainda há um número elevado de servidores. A média é de 0,9 funcionários por docente e, atualmente, a USP dispõe 2,9. No entanto, ele enaltece que existem carências específicas e a necessidade de contratações pontuais.

O Magnífico Reitor pretendia ouvir ideias e sugestões sobre o andamento da Universidade como um todo, principalmente para formação dos alunos, questão que envolve um grande desafio.

Tópicos como permanência estudantil, número de vagas ofertadas, evasão estudantil, processo de avaliação docente, assessoria e consultoria dos docentes da USP e cursos de extensão foram levantados e uma roda de conversa versou sobre as quase duas horas de reunião.

Por fim, o Magnífico Reitor agradeceu a presença de todos e enfatizou a importância de que novos encontros assim ocorram. Ele pretende voltar no próximo ano  para retomar o debate.

Texto e fotos por Gabrielle Torquato