Alunos premiados pelo “Vem pra USP!” participam do Experimentando Ciência

No dia 28 de novembro de 2018, os alunos selecionados pelo programa “Vem pra USP!”, realizaram uma visita à Faculdade de Odontologia. Os 11 estudantes participaram do projeto Experimentando Ciência, criado pelo Prof. Dr. Marcelo Bonecker.

Visando introduzir os alunos à ciência e despertar a curiosidade através de atividades em quatro laboratórios da unidade, o programa abre as portas da faculdade pela primeira vez para estudantes premiados pelo Vem pra USP.

Em primeiro lugar, eles foram levados ao anfiteatro Myaki Issáo, onde o Prof. Dr. Igor Studart Medeiros ministrou um seminário sobre a história da Universidade de São Paulo. Em seguida, os alunos foram divididos em quatro grupos e acompanhados até os laboratórios pelos professores responsáveis.

No laboratório de Patologia Molecular, o professor responsável Dr. Fábio Daumas Nunes e seus doutorandos Lucyene Miguita Luiz e Emilia Maria Gomes Aguiar ensinaram aos alunos as curiosidades do DNA. Após adequadamente equipados, os cientistas por um dia aprenderam a extrair e analisar o material genético da banana.

Enquanto isso, no Laboratório de Antropologia Forense, o Prof. Dr. Rodolfo Francisco Haltenhoff Melani realizou uma breve explicação sobre a importância da disciplina na resolução de casos policiais. Em seguida, os alunos foram convidados a participar de um experimento para testar seus conhecimentos. Dois voluntários tiveram suas mordidas moldadas e comparadas a mordida em uma maçã. O objetivo era que os cientistas identificassem o formato e desvendassem o suposto crime.

No laboratório 3D, os estudantes foram orientados pelo Prof. Dr. Marcelo Cavalcanti e os doutorandos Wellington Yanaguizawa, Solange Kobayashi. Os estudantes aprenderam sobre a bidimensionalidade e tridimensionalidade dos exames e a identificar tecidos  hiperdenso e hipodenso. A turma descobriu as particularidades de radiografias e tomografias e aprenderam a diferenciar os cortes Axial, Coronal e Sagital.

No Laboratório de Citologia Esfoliativa, o grupo também aprendeu a ler exames, mas com um adendo, dessa vez analisaram o próprio material. Os cientistas aprenderam como identificar doenças e as características de uma mucosa bucal saudável. As responsáveis pelas lições foram as pós-graduandas Michelle Palmieri e Amanda Zarpellon.

Por fim, os pequenos cientistas voltaram ao anfiteatro para uma pequena apresentação da Prof. Dr. Carina Domaneschi sobre os cuidados com a higiene bucal e a limpeza das mãos.

Ao finalizarem os trabalhos, os alunos premiados pelo Vem pra USP receberam brindes e foram convidados a responder questionários sobre a participação no projeto.

#VemPraUSP