(Português) Alunos premiados pelo “Vem pra USP!” participam do Experimentando Ciência

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

No dia 28 de novembro de 2018, os alunos selecionados pelo programa “Vem pra USP!”, realizaram uma visita à Faculdade de Odontologia. Os 11 estudantes participaram do projeto Experimentando Ciência, criado pelo Prof. Dr. Marcelo Bonecker.

Visando introduzir os alunos à ciência e despertar a curiosidade através de atividades em quatro laboratórios da unidade, o programa abre as portas da faculdade pela primeira vez para estudantes premiados pelo Vem pra USP.

Em primeiro lugar, eles foram levados ao anfiteatro Myaki Issáo, onde o Prof. Dr. Igor Studart Medeiros ministrou um seminário sobre a história da Universidade de São Paulo. Em seguida, os alunos foram divididos em quatro grupos e acompanhados até os laboratórios pelos professores responsáveis.

No laboratório de Patologia Molecular, o professor responsável Dr. Fábio Daumas Nunes e seus doutorandos Lucyene Miguita Luiz e Emilia Maria Gomes Aguiar ensinaram aos alunos as curiosidades do DNA. Após adequadamente equipados, os cientistas por um dia aprenderam a extrair e analisar o material genético da banana.

Enquanto isso, no Laboratório de Antropologia Forense, o Prof. Dr. Rodolfo Francisco Haltenhoff Melani realizou uma breve explicação sobre a importância da disciplina na resolução de casos policiais. Em seguida, os alunos foram convidados a participar de um experimento para testar seus conhecimentos. Dois voluntários tiveram suas mordidas moldadas e comparadas a mordida em uma maçã. O objetivo era que os cientistas identificassem o formato e desvendassem o suposto crime.

No laboratório 3D, os estudantes foram orientados pelo Prof. Dr. Marcelo Cavalcanti e os doutorandos Wellington Yanaguizawa, Solange Kobayashi. Os estudantes aprenderam sobre a bidimensionalidade e tridimensionalidade dos exames e a identificar tecidos  hiperdenso e hipodenso. A turma descobriu as particularidades de radiografias e tomografias e aprenderam a diferenciar os cortes Axial, Coronal e Sagital.

No Laboratório de Citologia Esfoliativa, o grupo também aprendeu a ler exames, mas com um adendo, dessa vez analisaram o próprio material. Os cientistas aprenderam como identificar doenças e as características de uma mucosa bucal saudável. As responsáveis pelas lições foram as pós-graduandas Michelle Palmieri e Amanda Zarpellon.

Por fim, os pequenos cientistas voltaram ao anfiteatro para uma pequena apresentação da Prof. Dr. Carina Domaneschi sobre os cuidados com a higiene bucal e a limpeza das mãos.

Ao finalizarem os trabalhos, os alunos premiados pelo Vem pra USP receberam brindes e foram convidados a responder questionários sobre a participação no projeto.

#VemPraUSP

Skip to content