Comitiva de professores da Universidade de Gotemburgo visita unidade

No período de 26 de Novembro ao dia 03 de dezembro a FOUSP recebeu uma delegação de 07 professores das Faculdades de Odontologia e Medicina da Universidade de Gotemburgo, Suécia. O intuito da visita foi conhecer como os centros brasileiros lidam com os efeitos colaterais que acometem a cavidade oral de pacientes sob tratamento antineoplásico, sobretudo o uso da fotobiomodulação no controle da mucosite.

A relação científica da FOUSP com a Universidade de Gotemburgo iniciou-se em 2014 por meio de parceria de pesquisa estabelecida entre o Prof. Dr. Paulo Henrique Braz da Silva, do Departamento de Estomatologia, e o Prof. Dr. Bengt Hasséus, Chefe do Departamento de Medicina Oral do Instituto de Odontologia da Universidade de Gotemburgo. Além do chefe de departamento de Medicina Oral e Patologia, a visita contou com os professores Göran Kjeller, Jenny Öhman, Maria Westin, Vegard Garsjö, Jan-Erik Johansson (Chefe do Serviço de Transplante de Medula Óssea do Hospital Universitário da Faculdade de Medicina da Universidade de Gotemburgo) e Daniel Giglio (Departamento de Oncologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Gotemburgo).

Durante a semana, o grupo visitou Serviços de Odontologia Hospitalar referências no tratamento de pacientes oncológicos, como o Hospital Estadual Mario Covas, o Instituto Central da complexo HCFMUSP, o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo – ICESP e o Hospital AC Camargo. Ficaram impressionados com a organização e qualidade na assistência aos pacientes oferecidos gratuitamente nesses serviços.

Na FOUSP, tiveram a oportunidade de conhecer o CAPE e o Laboratório de Patologia Molecular, além das instalações das clínicas de graduação. Foram recebidos no Laboratório Especial de Laser em Odontologia (LELO) pela Profa. Dra. Alyne Simões, que apresentou ao grupo os aparelhos disponíveis no laboratório com demonstrações práticas e uma interessante aula com inúmeros casos clínicos em que a fotobiomodulação foi empregada em pacientes sob
tratamento antineoplásico.

As atividades do grupo terminaram com uma produtiva reunião com o coordenador do programa de Pós-graduação em Ciências Odontológicas, Prof. Dr. Cláudio Mendes Pannuti, o chefe do departamento de Estomatologia, Prof. Dr. Giuseppe Romito, e o Prof. Dr. Paulo Henrique Braz da Silva, coordenador da visita, oportunidade na qual foram discutidos projetos de pesquisa e intercâmbio de docentes e discentes entre as duas instituições.