(Português) Envelhecer Sorrindo realiza dia de atividades no CEPEUSP

O evento anual do Projeto Envelhecer Sorrindo ocorreu no CEPEUSP na última terça-feira, dia 4 de novembro de 2018. O encontro foi organizado pela Profa. Dra. Maria Luiza Moreira Arantes Frigerio e o Prof. José Carlos Astrauskas, em parceria com a Faculdade de Odontologia. O programa conquistou o carinho de muitas pessoas após desenvolver atividades que incentivam a saúde, a defesa dos direitos da cidadania e a valorização do envelhecimento e qualidade de vida.

Neste ano, o encontro começou com um belo café da manhã e um momento de confraternização. A Profa. Maria Luiza iniciou apresentando o evento e logo depois passou a palavra ao Prof. Dr. Roberto Chaib Stegun, que ministrou uma palestra sobre o cuidado com os dentes.

Em seguida, foi a hora da Profa. Dra. Rita Cecilia Ferreira, do Instituto de Psiquiatria do HC da USP, tomar a palavra para falar sobre um assunto muito relevante em nossa época, depressão. Os presentes puderam tirar dúvidas e conversar com a psiquiatra no final.

A terceira atividade do dia fez todos se levantarem. O Prof. José Carlos Astrauskas ligou o som e coordenou todos em uma Aeróbica Musical. Mesmo sendo um desafio manter o mesmo ritmo durante os 40 minutos, os participantes seguiram firmes. Foi um momento especial, onde todos puderam se motivar e ajudar ao próximo a completar o exercício.

Por fim, para acalmar e relaxar os músculos, os idosos foram instruídos em uma aula de Yoga. Danilo Forghieri Santanella, responsável pela atividade, ensinou técnicas de alongamento, respiração e relaxamento. Finalizando o dia em harmonia.

Ao encerrar, a Profa. Maria Luiza sorteou prêmios e convidou a todos para uma última confraternização no jardim.

Texto e fotos por Gabrielle Torquato