(Português) Odontologia no Ar: Maus hábitos levam a lesões irreversíveis nos dentes

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

 

O estilo de vida atual, marcado por dieta, prática constante de exercícios físicos rigorosos e crises de ansiedade, prejudica a saúde da boca, provocando o desgaste dos dentes, chamado também de lesões cervicais não cariosas. Tal desgaste está afetando as pessoas cada vez mais precocemente, o que acelera a necessidade de restauração dos dentes. Nesta entrevista, o tema é abordado pela professora Ana Cecília Corrêa Aranha, do Departamento de Dentística da Faculdade de Odontologia da USP. Ela enumera alguns hábitos que levam à formação desse tipo de lesão, como é o caso do consumo excessivo de alimentos ácidos, que contribuem para o desgaste dental e tendem a causar maior número de lesões.

Pessoas que se submeteram a tratamento ortodôntico e as que fazem uso de medicação também estão no grupo de risco. O fato, porém, é que as consequências das lesões cervicais não cariosas afetam a qualidade de vida. Como os dentes tornam-se mais sensíveis, a dor é um dos primeiros sinais do surgimento do problema. O mais grave, porém, é que as lesões por desgaste podem ser irreversíveis, embora existam métodos para preveni-las.

Acompanhe a entrevista pelo link acima.

 

Publicado no Jornal da USP

Skip to content