(Português) A FOUSP se despede do Prof. Dr. Raphael Baldacci Filho

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Nascido em Caçapava em 14 de outubro de 1928, Raphael Baldacci Filho ingressou em 1948 na Faculdade de Farmácia e Odontologia da Universidade de São Paulo (USP), exercendo intensa atividade político-acadêmica. Em 1949 foi eleito presidente da Associação Atlética Acadêmica XXV de Janeiro, presidiu no ano seguinte o Centro Acadêmico XXV de Janeiro. Logo após sua graduação, tornou-se professor assistente da cadeira de clínica odontológica, onde permaneceria por 16 anos.

Ingressou na vida política em outubro de 1954., candidatando-se no pleito de outubro de 1958 à Assembleia Legislativa de São Paulo, mas não conseguiu se eleger. Em 1964 foi eleito com grande vantagem e, em 1965, foi eleito chefe de gabinete do novo prefeito. Participou de grupos de trabalho e comissões técnicas, dentre os quais se destacam o que consolidou o ensino primário municipal e o que implantou as administrações regionais em São Paulo. Estimulou também a criação de sociedades de amigos de bairros como um dos meios mais efetivos de participação da comunidade na formulação de suas reivindicações.

No pleito de novembro de 1965 elegeu-se deputado federal por São Paulo até fevereiro de 1967. Nessa legislatura integrou a Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados.

Ocupou o cargo de secretário do Trabalho, Indústria e Comércio do governo de 1967-1971. No exercício dessa função, iniciou a expansão do Hospital do Servidor Público e os convênios com entidades hospitalares do interior do estado, reequipou o Departamento Médico do Serviço Civil de São Paulo, instalou em prédio próprio o Instituto de Pesos e Medidas do estado e obteve a delegação da União para fiscalização da higiene e segurança do trabalho. Criou ainda a Companhia de Seguros do Estado de São Paulo e a Secretaria do Trabalho e Administração.

Em 1969 reassumiu o mandato de deputado federal.

No pleito de novembro de 1970 reelegeu-se deputado federal por São Paulo.

Reeleito em novembro de 1974, foi o deputado federal mais votado em todo o Brasil. Lançou oficialmente sua candidatura a governador de São Paulo em janeiro de 1978, mas não chegou a disputar os votos da convenção.

Em maio desse mesmo ano reassumiu o mandato de deputado federal, para disputar o pleito de novembro de 1978, quando foi mais uma vez eleito deputado federal por São Paulo.

No ano de 1980, candidatou-se à sucessão na presidência da Câmara. Deixou a Câmara em janeiro de 1983, retornando a sua atividade docente na USP.

Em 1985 aposentou-se na USP e assumiu a vice-presidência da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas, cargo que exerceu por mais de 15 anos, de 1988 a 2004.

Foi ainda cirurgião dentista da Estrada de Ferro Sorocabana e do Setor de Cirurgia Oral do Hospital Matarazzo.

O Prof. Dr. Raphael Baldacci Filho faleceu no último dia 30 de dezembro de 2018, deixando muitas saudades.

Skip to content