(Português) FOUSP na midia: Livro reúne experiências bem-sucedidas em saúde bucal do SUS

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

publicado no Jornal da USP

Lançado pela Faculdade de Odontologia da USP, obra está disponível para download gratuito

Por  – Editorias: Universidade – URL Curta: jornal.usp.br/?p=220690
SUS e Saúde Bucal no Brasil reúne boas práticas em saúde bucal de todo o País – Foto: Divulgação/FO-USP

.
O Programa Nacional de Saúde Bucal, também conhecido como Brasil Sorridente, é um braço do Sistema Único de Saúde (SUS) e referência mundial no atendimento odontológico, tanto em proporções como em qualidade. Resultados e práticas de sucesso desta iniciativa federal são relatados no livro SUS e Saúde Bucal no Brasil: por um futuro com motivos para sorrirlançado pela Faculdade de Odontologia (FO) da USP, que pode ser baixado gratuitamente.

“A experiência da construção desse livro revelou que o Sistema Único de Saúde (SUS) resiste e que a saúde bucal está viva nos serviços em todo o Brasil, graças à força dos guerreiros trabalhadores desse sistema e ao projeto constitucional que garante saúde integral a todas as brasileiras e brasileiros, desde 1988, situação que reforça a necessidade de valorização dos municípios no sistema”, afirmam os responsáveis pela obra. A proposta, dizem, é que os leitores se inspirem e reproduzam as boas práticas relatadas, realizando as necessárias adaptações.

O livro traz uma introdução ao SUS e ao Programa Nacional de Saúde Bucal e quatro capítulos, que serão lançados também em formato e-book, com os temas: Experiências Multiprofissionais, Inovação do Cuidado e Clínica Ampliada, Gestão e Planejamento e Relação Ensino-Serviço.

A publicação é coordenada pelas professoras da FO Fernanda de Campos Almeida Carrer e Maria Ercília de Araújo e pelo professor da Universidade de Brasília, Gilberto Alfredo Pucca Júnior, e contou com a organização dos professores da FO Dorival Pedroso da Silva e Mariana Lopes Galante, e da professora da Universidade de Mogi das Cruzes Mariana Gabriel.

São autorizadas a reprodução e a divulgação total ou parcial do trabalho, por qualquer meio convencional ou eletrônico, para fins de estudo e pesquisa, desde que citada a fonte.

Skip to content