(Português) 4 ebooks relatam SUS e Saúde Bucal no Brasil: Por um futuro para sorrir

O Observatório Iberoamericano de Políticas Públicas de Saúde Bucal tem em seu escopo a aproximação com a gestão e com a força de trabalho dos sistemas de saúde, a fim de garantir que a produção de saberes da academia chegue, de fato, à sociedade e gere as modificações e os efeitos necessários para garantir saúde para todos e justiça no acesso aos serviços de saúde, revertendo quadros de injustiça que persistem, não só no Brasil, mas no mundo.

Em Fevereiro de 2019, Durante do CIOSP, lançamos um livro denominado “SUS e Saúde Bucal no Brasil: Por um futuro para sorrir”, no qual 20 experiências escritas por trabalhadores do SUS e pesquisadores retratam o dia a dia de um SUS vibrante que sobrevive, a despeito do subfinanciamento e das dificuldades diárias que enfrenta desde sua implantação em 1990.

Nós fizemos uma chamada pública em todo o Brasil e recebemos cerca de 100 experiências, dentre as quais 74 foram classificadas, por um comitê de editores externo, como excelentes. Tendo em vista as dificuldades de se publicar um livro físico com tantas páginas, optamos por fazer uma versão reduzida, impressa, com experiências mais ilustrativas e reunimos os demais relatos em quatro e-books, que já estão disponíveis para download na página do Observatório.

Essa série de e-books é uma produção coletiva, um trabalho conjunto entre as Universidades (USP e UnB) e os serviços espalhados pelo Brasil, esta série contou a participação de alunos de graduação, pós graduação e colegas de diversas universidades do Brasil. Teoria com prática e demonstração da excelência dos profissionais do SUS. Como toda a produção do Observatório Iberoamericano de Políticas Públicas em Saúde Bucal, tem acesso totalmente gratuito. Esses livros são especialmente dirigidos aos cursos de Odontologia e aos serviços de saúde bucal.

Experiências Multiprofissionais

Gestão e Planejamento