(Português) Projeto Memória de São Paulo Programa USP – Aberta à Terceira Idade

Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Portugués De Brasil. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

A cidade mudou, e agora?

Muitas casas, ruas e quarteirões tornaram-se edifícios, avenidas ou pontes. Queremos identificar e narrar histórias pessoais dos participantes com a cidade de São Paulo e junto a ela, resgatar a importância da história de cada um de nós moradores da cidade na sua formação. Muitos vieram de outros lugares, mas são tão importantes na história da cidade quanto os nascidos aqui.

História e imagem se unem criando um belo registro que servirá como documento histórico.

ART. 1 – OBJETIVO

O programa USP Aberta à Terceira Idade promove a 1ª edição do concurso e exposição fotográfica:

Memória de São Paulo: Mesmo espaço. Tempos Diferentes.

Homenageada: Professora Ecléa Bosi.

Objetivo: Promover e valorizar o cidadão e seu testemunho das transformações na História da Cidade de São Paulo. Dialogar com os habitantes da cidade e suas histórias.

O Concurso não prevê prêmios, apenas a participação em uma exposição fotográfica coletiva no Centro Universitário Maria Antonia.

 

ART. 2 – TÉCNICAS

O concurso “Memória de São Paulo: Mesmo espaço. Tempos Diferentes” será aberto a todas as pessoas com mais de 60 anos, residentes na cidade de São Paulo. Não há necessidade de qualquer formação profissional por parte dos participantes. Cada candidato (a) poderá participar com apenas uma inscrição. Somente os pré-selecionados precisarão enviar as fotos impressas em um segundo momento.

 

ART. 3 – JÚRI

A seleção das obras inscritas será realizada por uma Comissão Julgadora que tem trabalhos significativos sobre São Paulo e memória. Ela será composta pelos seguintes especialistas:

Paulo Pasta, Ivete Peruccini e Carlos Ebert

 

ART. 4 – TAXA DE INSCRIÇÃO

Não há taxa de inscrição

ART. 5 – COMO SE INSCREVER

As inscrições estarão abertas entre os dias 29 de março e 23 de maio de 2019* e deverão ser feitas exclusivamente pela internet no endereço abaixo:  www.prceu.usp.br/3idade

O tema é São Paulo – antes e Os participantes deverão enviar 02 (duas) imagens digitais e um texto com as seguintes características:

  1.  Uma imagem antiga, seguida de um texto com limite de 550 caracteres (incluindo espaços) explicando e contextualizando a imagem histórica e geograficamente dentro da cidade de São Paulo: rua, bairro, ano e motivo da
  2.  Uma segunda imagem exatamente do mesmo lugar realizada entre 2010 e 2019 para mostrar a transformação que ocorre na maior cidade da América

 

d)    O material deverá ser enviado pelo formulário de inscrição disponível no endereço acima. As duas fotos digitais/digitalizadas deverão ter a resolução de 72 pixels cada.

  1. É obrigatório preencher todos os campos da ficha de inscrição e concordar com as normas

f)       As imagens deverão ser de autoria do participante.

  1. Para a inscrição no concurso não serão aceitos trabalhos impressos, enviados por e-mail ou entregues em CD/DVD ou

ART. 6 – CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

As obras serão avaliadas pela Comissão Julgadora de conteúdo e técnico. O Júri reserva-se a avaliar todo o material recebido.

O júri selecionará até 15 participantes que terão suas duas imagens expostas em galeria ao final do processo.

As decisões de mérito da Comissão Julgadora são soberanas e contra elas não cabe recurso.

É expressamente proibido qualquer contato dos candidatos inscritos com os membros da Comissão Julgadora para assuntos pertinentes ao concurso.

O processo de seleção pelo Júri ocorrerá entre os dias 27 de maio e 07 de junho*.

ART. 7 – Divulgação dos resultados

Os nomes dos participantes selecionados para a exposição serão divulgados no dia 07 de junho de 2019* pelo site www.prceu.usp.br/3idade e por email.

ART. 8 – Entrega das obras pelos participantes selecionados

As fotografias deverão ser entregues impressas em papel fotográfico no tamanho de 50x40cm cada, no dia 13 de Junho de 2019* na sede do Programa USP Aberta à Terceira Idade na Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, situada na Rua da Reitoria 374, segundo andar, CEP 05508-220 – São Paulo-SP As mesmas não deverão ser emolduradas.

A exposição com os participantes selecionados será realizada no Centro Universitário Maria Antonia de 25 de Junho a 18 de Agosto de 2019*.

ART. 9 – RESPONSABILIDADES

As despesas com transporte (ida e volta) e o eventual seguro das obras estarão a cargo do próprio artista. As decisões do júri são irrevogáveis e inquestionáveis.

A Universidade de São Paulo se exime de qualquer responsabilidade por eventuais sinistros, furtos, incêndios, ou danos de qualquer natureza, às obras ou pessoa, que possam ocorrer durante todas as etapas do evento. A USP Aberta à Terceira Idade reserva-se ao direito de modificar o presente regulamento caso seja necessário.

ART. 10 – DISPOSIÇÕES GERAIS

Cada participante possui os direitos das imagens e das obras, mas cede à Universidade, sem qualquer tipo de cobrança, os direitos de reprodução, exposição, publicação, tradução e comunicação ao público, em qualquer modalidade e sem exceção, das próprias obras e texto que participam da seleção.

A Universidade, em total respeito dos direitos autorais, aplicará às normativas em todas as atividades institucionais e de comunicação inerentes ao concurso.

Cada um dos candidatos autoriza expressamente a Universidade, bem como os seus representantes direitos ao tratamento dos dados pessoais transmitidos, de acordo com a lei nº 675/96 (política de privacidade) alterada pelo Decreto legislativo nº 196/2003 (política de privacidade), que inclui também o tratamento de informações em banco de dados e website.

Calendário do Concurso*:

Inscrições 29 de março a 23 de maio
Julgamentos dos trabalhos 27 de maio a 07 de junho
Divulgação do resultado 07 de junho
Entrega das obras pelos candidatos  selecionados 13 de junho
Abertura da Exposição 25 de junho
Período da Exposição 25 de junho a 18 de agosto

*EDITAL ATUALIZADO EM 30 DE ABRIL DE 2019.

Ir al contenido