(Português) Professora da Universidade Estadual de Londrina ministra aula sobre as DCNs

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

No dia 16 de maio de 2019, a FOUSP recebeu a visita da Profa. Maria Celeste Morita, da Universidade Estadual de Londrina. Ela foi convidada pela Profa. Dra. Ana Estela Haddad para ministrar uma aula no Anfiteatro da Ortodontia sobre a formação dos profissionais da saúde no Brasil e as atualizações das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs).

O tema abordado pela Profa. Dra. Maria Celeste Morita reveste-se de grande relevância, já que foi publicado em abril de 2019 o Parecer CES/CNE 803/2018, que orientará as novas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Odontologia no Brasil.

A Profa. Celeste iniciou apresentando uma retrospectiva histórica e dos marcos legais que orientaram as DCN de 2002, ainda vigentes, e em seguida apresentou uma análise sobre os principais aspectos que foram aperfeiçoados para orientar as novas diretrizes. Destaca-se a importância do trabalho em equipe, do dentista se reconhecer como profissional de saúde, da formação baseada em competências.

As mudanças nas DCN são norteadas também pelo processo dinâmico da evolução do conhecimento científico, pelas necessidades de saúde bucal da população e pelo modelo de atenção à saúde vigente no país.

Skip to content