(Português) Nota de Falecimento do Professor Doutor Rolf Rode

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Rolf Rode nasceu na Alemanha em 1928 e chegou ao Brasil com apenas um ano de idade. Morou em Curitiba (PR) antes de se mudar para São Paulo (SP), onde construiu sua vida pessoal e profissional. Desde jovem se interessou pela prótese laboratorial, onde começou a carreira e militou até o início da década de 1960.
Em 1961, formou-se em Odontologia pela Universidade de São Paulo (Fousp) e, em 1964, foi contratado como Docente do Departamento de Cirurgia, Prótese e Traumatologia Maxilofaciais. A experiência com a prótese laboratorial e o interesse por estética facial, aliados ao seu dom natural, fizeram com que Rode se aproximasse da área de Prótese Bucomaxilofacial, onde desenvolveu grande habilidade na escultura facial em cera e em argila.
Defendeu a primeira tese de doutorado sobre Prótese Ocular do Brasil, em 1968, na Faculdade de Odontologia de São José dos Campos (Unesp). Por conta da especialidade, teve grande contato com a cirurgia plástica, área em que atuou nos Hospitais Santa Cruz e Defeitos da Face, em São Paulo.
Foi professor também da Faculdade de Odontologia de Mogi das Cruzes, da Faculdade Franciscana de Odontologia de Bragança Paulista e da Faculdade de Odontologia de São José dos Campos, pela qual se aposentou, tendo recebido o título de professor emérito. Criou o primeiro curso de pós-graduação em nível de mestrado acadêmico de Prótese Bucomaxilofacial do Brasil e o primeiro curso de mestrado acadêmico da Faculdade de Odontologia de São José dos Campos.

Foi casado com Hildegarda Augusta Rode, com quem teve dois filhos, Sigmar de Mello Rode, que é professor titular da Unesp, e Ingrid de Mello Rode, ambos cirurgiões-dentistas. Ele também tem uma neta na área, Kátia Martins Rode, que é doutora pela Fousp e também cirurgiã-dentista. Os demais netos, Myrna, Marcelo e Marcos, seguiram a carreira de Direito, enquanto Christian cursou Engenharia de Materiais.

Skip to content