(Português) Encontro interinstitucional entre UNA-SUS/ UFMA – PPGDesign/UFPR – FOUSP define novos rumos para desenvolvimento de game em saúde

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Publicado no site da UFMA

CURITIBA – Entre os dias 23 e 24 de maio, foi realizado na Universidade Federal do Paraná, o encontro interinstitucional entre a UNA-SUS/UFMA,o Programa de Pós Graduação em Design da Universidade Federal do Paraná e a Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo, para análise de protótipo e encaminhamentos de novas ações do game em saúde que está sendo desenvolvido em parceria interinstitucional na esfera da Atenção Básica.

O encontro contou com a presença da Prof. Dra. Ana Emília Figueiredo de Oliveira, Katherine Marjorie, Dilson Rabelo, Alisson Gomes, Prof. Dra. Judith Pinho, Prof. Dra. Maria Bethânia e Prof. Dra. Luciane Brito pela UNA-SUS/UFMA; da Prof. Dra. Ana Estela, representando a FOUSP; e de Prof. Dra. Carla Spinillo, Prof. Dra. Daniella Michelena, Prof. Dra. Luciane Maria Fadel, Larissa Ugaya Mazza, Allan Palomero Machado Goes Rodrigues e Edilson Reis por intermédio do PPGDesign/UFPR.

Durante o encontro foi apresentado o protótipo do game que será utilizado como recurso educacional nas próximas ofertas da UNA-SUS/UFMA e será disponibilizado em acesso aberto e gratuito como aplicativos nas plataformas iOS e Android, respectivamente nas lojas da Apple Store e Google Play.  O game, também conhecido como Serious Game (SG), disponibilizará situações problema onde o jogador poderá interagir, fornecendo soluções para o quadro clínico do paciente, com anamnese, exames clínico e complementares, diagnóstico e conduta.

O objetivo desse desenvolvimento é favorecer o processo de ensino-aprendizagem, por meio de aspectos lúdicos, desafios e conteúdos específicos na esfera da Atenção Básica, a fim de possibilitar ao usuário o desenvolvimento de habilidades, conhecimentos ou atitudes que possam ser aplicados no cotidiano. Segundo a Coordenadora-Geral da UNA-SUS/UFMA, profa Ana Emilia “dentre as diversas aplicações da tecnologia, a utilização de jogos sérios (serious games) apresenta-se como uma forma de estimular e dinamizar o processo de aprendizagem, promovendo o engajamento de pensamento crítico e a resolução criativa de problemas”.

Skip to content