(Português) FOUSP na midia: Momento Odontologia #19: Funcionamento do implante dentário e cuidados que ele demanda

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Esse novo tipo de tratamento, quando bem-feito, conta com boa fixação e não desgasta dentes vizinhos, diferentemente dos antigos. Sendo assim, tanto os pacientes com perda total quanto os com perda parcial podem se beneficiar da tecnologia

Por  – Editorias: – URL Curta: jornal.usp.br/?p=249733
01:20 / 04:05
 
Download file | Play in new window | Duration: 4:06

Há pouco tempo, quando se perdia um dente, os tratamentos mais eficazes disponíveis eram com pontes móveis, dentaduras ou pontes fixas. Essas alternativas não tinham boa fixação ou podiam causar desgaste nos dentes vizinhos. Surgiu, então, o implante dentário — que não conta com esses infortúnios.

O implante é uma estrutura metálica, que é instalada no tecido ósseo saudável como substituição da raiz do dente perdido para servir de suporte para coroas dentais artificiais. Nesse processo, uma boa quantidade e qualidade óssea disponível no local que sofreu a perda é muito importante para um tratamento mais seguro. Caso isso não ocorra naturalmente, é possível conseguir essas condições por meio de procedimentos cirúrgicos.

Depois de tudo feito, para aumentar as chances de sucesso de um implante, além de realizar os cuidados diários propostos pelo dentista, é também recomendado o retorno ao cirurgião para que ele possa diagnosticar possíveis problemas em seus estágios iniciais e, assim, tomar as devidas providências.

 

Ficha técnica:

Edição sonora: Gabriel Soares

Produção: Rosemeire Talamone e Leticia Acquaviva

Para receber atualizações com novos episódios, assine o feed do podcast Momento Odontologia. Estamos também no Spotfy, no iTunes, Google Podcasts, entre outros apps.

E toda segunda-feira, às 8h05, na Rádio USP (93,7 FM em São Paulo, 107,9 em Ribeirão Preto e streaming)

Skip to content