(Português) Primeira Jornada Estágio e Pesquisa na BBM-USP

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Em 13 de junho de 2019, a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, BBM-USP, realizará a 1a Jornada Estágio e Pesquisa na BBM. O objetivo dessa primeira edição é estabelecer profícuas interlocuções entre pesquisadores, bolsistas e estagiários que atualmente participam nos projetos da biblioteca, em seus diversos setores: coleção e serviços, laboratório de conservação preventiva, laboratório de digitalização, publicações entre outros, com vistas a reiterar o compromisso da instituição de corroborar a formação dos envolvidos, promover o aprofundamento do conhecimento científico e integrar ações interdisciplinares de estudo, pesquisa e debate com os públicos.

Programa

09h00 | Recepção dos Participantes [Período da manhã]

09h15 I Sessão de Abertura

Silveli Maria de Toledo Russo (Pesquisadora residente na Biblioteca Brasiliana Guita e
José Mindlin, BBM/USP e ARTIS-IHA/FLUL).
Mesa 1 – Narrativas multidisciplinares sobre acervos e coleções

09h30 | Peças históricas românticas no Brasil: uma experiência no acervo da BBM- USP

Jéssica Cristina Jardim (Doutoranda em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo, FFLCH/USP; pesquisadora residente da BBM/USP, pesquisando o teatro histórico
romântico brasileiro; professora de História do Teatro na graduação em Artes Cênicas da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Campus São Paulo).

10h00 | Acervos em diálogo: Museu Paulista e Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin

Thaís Chang Waldman (Pós-doutoranda pelo Museu Paulista, MP/USP; pesquisadora residente na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, BBM/USP).

10h30 | O livro como objeto de coleção e a sua relação com a musealidade: Um recorte da coleção de Rubens Borba de Moraes da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin – 1808-1922

Nicholas Betoni (Mestrando no Programa de Pós-Graduação Interunidades em Museologia da Universidade de São Paulo, PPGMus/USP; bolsista do Setor de Pesquisa da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, BBM/USP).

11h00 | Mediação cultural e divulgação do acervo de História
Letícia Favoretto de Souza (Graduanda em História; bolsista PUB no Setor de Mediação Cultural da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, BBM/USP).

11h30 | Debate

11h45 – 12h45 | Almoço livre

12h45 | Recepção dos Participantes [Período da tarde] Mesa 2 – Documentação, arquivo e memória

13h00 | Perfil tipológico da Coleção Documentos Históricos da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM)

Sonia Maria Troitiño Rodriguez (Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP; coordenadora do Centro de Documentação e Memória da UNESP – CEDEM; presidente da Comissão de Avaliação de Documentos e Acesso da UNESP – CADA; pesquisadora Residente da BBM/USP).

13h30 | Exposição sobre os diferentes livros que há na BBM

Diego Henrique Primo (Graduando em Letras Português-Alemão pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Sociais da Universidade de São Paulo, FFLCH/USP); estagiário na Biblioteca brasiliana Guita e José Mindlin, BBM/USP).

14h00 | Catálogo da correspondência de Erthos Albino de Souza

Beatriz Helena Silva (Graduanda em História pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, FE/USP; aluna do Curso Técnico em Museologia pela Etec Parque da Juventude Centro Paula Souza; bolsista PUB no Projeto Arquivos Pessoais na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, BBM/USP).

Juliane Aparecida Santos (Graduanda em Letras Português-Espanhol pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, FFLCH/USP
(USP); bolsista PUB no Projeto Arquivos Pessoais na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, BBM/USP).

14h30 – 15h00 | Debate e Pausa [Café] Mesa 3 – Conservação preventiva, digitalização e publicações

15h00 | A experiência de equipes multidisciplinares em atividades de conservação preventiva de acervos na BBM/USP

Andreia Wojcicki Ruberti (Bibliotecária, conservadora e restauradora na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, BBM/USP).

15h30 | A importância das técnicas de preservação e restauro de obras na BBM

Isabela Francine da Silva (Graduanda em Letras na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Sociais da Universidade de São Paulo, FFLCH/USP; bolsista no Setor de Conservação e Preservação da Biblioteca brasiliana Guita e José Mindlin, BBM/USP).

16h00 | Curadoria digital na BBM

Rosana Gonçalves (Bibliotecária na Biblioteca Mindlin (1998-2010); curadora digital na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, BBM/USP).

16h30 | Tradição e Juventude nas Publicações BBM

Claudia Alejandra Sarmiento (Graduanda em Letras Português-Inglês na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Sociais da Universidade de São Paulo, FFLCH/USP; bolsista no Setor de Publicações da Biblioteca brasiliana Guita e José Mindlin, BBM/USP).

17h00 | Debate e Encerramento

 

Skip to content