(Português) Odontologia da USP ocupa a 20ª posição em ranking mundial

USP sobe duas posições e alcança melhor classificação em ranking mundial

Em nova edição do QS, publicada no dia 19 de junho, a USP ocupa a 116ª colocação

Arte sobre foto/USP Imagens

A USP subiu duas posições na mais recente edição do QS World University Ranking, passando da 118ª para a 116ª colocação. Essa é a melhor classificação alcançada pela Universidade desde que o ranking, elaborado pela consultoria britânica especializada em ensino superior Quacquarelli Symonds (QS), começou a ser publicado, em 2004. A USP também é a universidade brasileira mais bem classificada. O resultado foi divulgado no dia 19 de junho.

Além da USP, outras quatro instituições do País ficaram entre as 500 melhores do mundo: a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) ficou na 214ª posição, seguida da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na 358ª, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), na 439ª, e da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, na 482ª colocação.

O ranking avaliou mais de 1.600 universidades do mundo todo, de acordo com seis indicadores: Reputação Acadêmica, Reputação entre Empregadores, Proporção de Professor para Estudante, Citações Científicas, Número de Estudantes Estrangeiros e Corpo Docente Internacional.

Em dois desses indicadores o desempenho da USP se destaca. No quesito Reputação Acadêmica, que avalia a importância que a comunidade acadêmica global dá para o ensino, a pesquisa e o ambiente acadêmico de cada instituição, a Universidade atingiu a 47ª maior pontuação; já em Reputação entre Empregadores, que reflete a opinião dos empregadores sobre a qualidade da formação profissional oferecida, a USP ficou na 90ª posição.

Além da classificação geral, a USP também tem alcançado posições significativas nos rankings específicos da instituição. No QS World University Rankings by Subject, divulgado no dia 26 de fevereiro, a Universidade se destacou em nove áreas, nas quais foi classificada entre as 50 melhores: Odontologia (20ª posição); Ciências do Esporte (27ª); Línguas Modernas (30ª); Engenharia de Minérios e Minas (33ª); Geografia (42ª); Arquitetura (44ª); Direito (45ª); Engenharia Civil (45ª); e Agricultura e Silvicultura (49ª).