(Português) Descerramento da placa na Rua 3 Rios – Edifício marco das Faculdades de Odontologia e Ciências Farmacêuticas da USP

No dia 20 de setembro de 2019, como parte das comemorações dos 120 anos de fundação da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, foi descerrada uma placa no Edifício situado à Rua 3 Rios, nº 363, onde os cursos de farmácia e odontologia tiveram início e que hoje funciona a Oficina Cultural Oswald de Andrade, com os dizeres:

“Em 12 de outubro de 1905, na presença do Governador Jorge Tibiriça Piratininga, do senhor Diretor, Dr. Bráulio Gomes, professores e demais autoridades do estado de São Paulo, foi instalada, no prédio situado à Rua Três Rios, nº 363, construído em 1904, a Eschola de Pharmacia, Odontologia e Obstetrícia de São Paulo, que, em 1934, foi uma das Unidades fundadoras da Universidade de São Paulo. Como Faculdade de Farmácia-Bioquímica, aqui permaneceu até 1966, e a Faculdade de Odontologia até 1982.

São Paulo, 20 de Setembro de 2019.”

Estiveram presentes membros da congregação das duas unidades. Da FOUSP, a Profa. Dra. Maria da Graça Naclério Homem e o Prof. Dr. Reinaldo Brito e Dias, ambos do Departamento de Cirurgia, Prótese e Traumatologia Maxilofaciais, a Profa. Dra. Mirian Lacalle Turbino, do Departamento de Dentística, além do CD Antonio Moucachen, ex aluno da FO da turma de 1945.

A mesa da cerimônia foi composta ao centro pela Profa. Dra. Primavera Borelli Garcia, Diretora da FCF e, da esquerda para a direita pelo Dr. Clovis de Carvalho, representando o Coordenador da Oficina Cultural Oswald de Andrade, Profa. Dra. Maria Arminda do Nascimento Arruda, Diretora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Sr. Eduardo Alves Gomes, Assistente Técnico Acadêmico da FCF, Prof. Dr. Rodney Garcia Rocha, Diretor da FOUSP, Profa. Dra. Elfriede Marianne Bacchi, Vice Diretora da FCF e a Sra. Raquel Rizzi, representante do Conselho Regional de Farmácia.

Em seu discurso, o Diretor da FOUSP enalteceu:

No dia 09 de novembro de 2018, a Faculdade de Odontologia recebeu da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, na comemoração dos 120 anos de existência da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, o diploma de honra ao mérito pela parceria e apoio durante os 62 anos de convivência – Farmácia e Odontologia – como Unidade de Ensino.

Realmente, partilhamos do mesmo teto, desde 1904, há 115 anos, com o lançamento da pedra fundamental do nosso edifício da Escola de Farmácia, Odontologia e Obstetrícia. Em 1934, já sem a Obstetrícia, fundada a Universidade de São Paulo, surge, então, a Faculdade de Farmácia e Odontologia da USP. Em 1962, um decreto do governador Carvalho Pinto desmembrou a em duas unidades: a Faculdade de Farmácia e Bioquímica e Faculdade de Odontologia. A Faculdade de Farmácia e Bioquímica foi para a Cidade Universitária neste mesmo ano de 1962. A Odontologia ficou nesta casa até 1982.

A nossa presença – Faculdade de Odontologia – hoje nesta sessão solene da Congregação da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, onde se encerrarão as comemorações dos 120 anos, é reforçarmos o agradecimento pelo convívio nesses anos todos, como também temos a honra de registrarmos juntos, que neste edifício  – Rua Três Rios, 363 – hoje servindo às Oficinas Cultural “Oswald de Andrade”, foi o local memorável que nos legou a formação de profissionais farmacêuticos e cirurgiões-dentistas de alta qualidade intelectual, social e ética.

Que a Faculdade de Ciências Farmacêuticas continue com seus êxitos e que os laços que nos uniram estejam sempre presentes.

Também aproveito a oportunidade, para agradecer a presteza, a disponibilidade e a colaboração das Oficinas Cultural “Oswald de Andrade”, aqui representado pelo Dr. Clovis Carvalho, em nos proporcionar um local, para expressarmos, com muita saudade, que neste edifício, foram formados cidadãos que serviram, e os que ainda servem a comunidade paulista e brasileira.

Ainda, agradecer a solidariedade do Prof. Valdir Rivaben, diretor das Oficinas, para a realização deste evento.

Trecho do discurso do Prof. Dr. Rodney Garcia Rocha, Diretor da Faculdade de Odontologia