(Português) FOUSP realiza oficina prática de simulação clínica

A simulação clínica é uma metodologia pedagógica que permite aos alunos realizarem atividades idênticas às que ocorrerão nas clínicas, porém em ambiente controlado, com incremento de raciocínio clínico em condições favoráveis ao seu desenvolvimento, potencializando a tomada de decisões.

A metodologia consiste em diferentes estratégias para melhorar ou mesmo validar conhecimentos através da experiência. Nela pode-se aplicar a casualidade circular e multirreferencial em um cenário no qual se podem conceber noções complementares e mesmo antagônicas. O ambiente simulado permite excluir a representação mecanicista que empobrece as relações interpessoais valorizando o paciente, estabelecendo o caso clínico como central na atividade odontológica envolvendo a educação da humanização como pano de fundo da atividade.

Oferece a condição ao aluno de reter o conhecimento teórico em relação à atitude, às habilidades e competências de forma a contemplar o real exercício da Odontologia. No último dia 19 foi realizada uma oficina prática de simulação clínica realística com alguns alunos dos primeiro e segundo anos do curso noturno organizada pelos Docentes Oswaldo Crivello Jr e Mary Caroline Skelton Macedo e com a participação da funcionária Ana Lucia Martins Figueira, além da presença do Diretor, Prof. Dr. Rodney Garcia Rocha.

Um caso clínico de rotina odontológica foi preparado e ensaiado com os participantes para que dois alunos participassem ativamente da simulação e os outros 8 tomassem parte completando o check-list previamente desenvolvido pelos professores. Algumas semanas, antes alguns conceitos foram apresentados pelos Docentes Jefferson Xavier de Oliveira e Ricardo Martins Oliveira-Filho em relação a assuntos pertinentes aos seus temas de ensino.

No início da atividade, foi feito o briefing do tema escolhido com os alunos pelo Prof. Crivello. Após o término, foi realizado o debriefing com todos os participantes e os professores envolvidos na atividade de simulação onde os alunos expuseram suas opiniões sobre o caso clínico estudado.