(Português) Momento Odontologia #35 – Exames Radiográficos em Odontologia

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Todas as especialidades odontológicas usam radiografias para o planejamento do tratamento dos pacientes, desde as crianças até adultos na terceira idade. De acordo com a necessidade podemos usar as radiografias intraorais periapicais que nos darão maior detalhamento das estruturas anatômicas e de eventuais lesões. Essas radiografias estão indicadas em especialidades odontológicas como Cirurgia, Dentística, Endodontia e Periodontia.

As radiografias panorâmicas são utilizadas em praticamente todas as especialidades, tendo a vantagem de permitir a observação dos maxilares, dentes, dos seios maxilares e da articulação têmporo-mandibular. Do ponto de vista da Odontopediatria e da Ortodontia  a radiografia panorâmica permite avaliar a cronologia da erupção dentária, a presença de dentes supranumerários ou ausência do germe de um dente permanente

Por  – Editorias: – URL Curta: jornal.usp.br/?p=275514
Download file | Play in new window | Duration: 3:34

 

Os exames radiográficos fazem parte da rotina dos cirurgiões-dentistas como um método auxiliar ao diagnóstico das alterações ósseas e dentárias. Todas as especialidades odontológicas usam radiografias para o planejamento do tratamento dos pacientes, desde as crianças até adultos na terceira idade. De acordo com a necessidade podemos usar as radiografias intraorais periapicais que nos darão maior detalhamento das estruturas anatômicas e de eventuais lesões. Essas radiografias estão indicadas em especialidades odontológicas como Cirurgia, Dentística, Endodontia e Periodontia.

As radiografias panorâmicas são utilizadas em praticamente todas as especialidades, tendo a vantagem de permitir a observação dos maxilares, dentes, dos seios maxilares e da articulação têmporo-mandibular. Do ponto de vista da Odontopediatria e da Ortodontia  a radiografia panorâmica permite avaliar a cronologia da erupção dentária, a presença de dentes supranumerários ou ausência do germe de um dente permanente.

Na Odontologia Legal, e possível estimar a idade da criança e diferenciar os sexos  em radiografias panorâmicas de adultos. A grande vantagem das radiografias panorâmicas é a baixa dose de radiação recebida pelo paciente durante a sua realização, que equivalem a aproximadamente seis radiografias periapicais.

Dentro dos exames radiográficos temos ainda a tomografia computadorizada de feixe cônico, que é uma técnica mais complexa e sofisticada e que deverá ser usada somente quando houver clara necessidade, como é o caso da instalação de implantes, onde a espessura e altura do osso devem ser medidas com alta precisão.

Além da Implantodontia, a tomografia computadorizada de feixe cônico poderá ser utilizada para observação de traumas da face,  de grandes lesões e da região da articulação têmporo-mandibular. As doses de radiação nas tomografias computadorizadas são  maiores do que as doses nas radiografias panorâmicas, devendo-se sempre obedecer ao princípio da necessidade para sua indicação. Sempre deveremos seguir as normas de proteção radiológica dos pacientes e profissionais para a realização dos exames radiográficos em Odontologia.

Ficha Técnica – Saúde Bucal

Edição sonora: Gabriel Soares
Produção: Rosemeire Talamone e Leticia Acquaviva

Skip to content